Previsão de pautas: quinta-feira, 27 de junho

27/06/2019 08:00

CAMPANHA DO AGASALHO - A Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre já alcançou 128,8 mil doações e, nos próximos dias, serão anunciados os eventos que marcarão a comemoração das etapas já atingidas (100 mil e 125 mil), além da próxima meta, de 150 mil agasalhos. Nesta quinta-feira, 27, às 13h30, em frente ao Paço Municipal, com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, a Receita Federal fará a entrega de doações. Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, a Campanha do Agasalho segue até 15 de agosto. A meta é arrecadar 270 mil peças de roupas, novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis.

BRASIL X PARAGUAI - A Seleção Brasileira enfrenta o Paraguai nesta quinta-feira, 27, às 21h30, em Porto Alegre, em partida válida pelas quartas-de-final da Copa América. Com a bilheteria quase esgotada para o confronto, a expectativa é de atrair o maior público até agora nos quatro jogos realizados na Arena do Grêmio. As partidas do Brasil recebem o maior número de torcedores ao longo da competição. O maior público na Arena é do jogo entre Argentina e Catar, no domingo, 23, com 41.390 (39.100 pagantes). Será uma noite histórica para Porto Alegre, que pela primeira vez terá um jogo da Seleção Brasileira e a transmissão simultânea ao vivo em evento público no Anfiteatro Pôr do Sol.

TRÂNSITO E TRANSPORTE - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforça as orientações sobre circulação de trânsito e transporte para o jogo do Brasil x Paraguai, nesta quinta-feira, 27, às 21h30, na Arena do Grêmio, válido pelas quartas-de-final da Copa América. A região do Anfiteatro Pôr do Sol, onde haverá show e transmissão da partida em telão, será monitorada desde o início da manhã, com agentes fixos no local a partir das 14h. Se houver necessidade, para segurança do público e do trânsito, a avenida Edvaldo Pereira Paiva, no sentido Centro-bairro, será bloqueada entre a Rótula das Cuias e a Ipiranga, conforme avaliação da fiscalização. Sobre o transporte coletivo, além da linha de ônibus experimental F08 - Futebol Trensurb/Arena, que vai fazer a integração com a estação Anchieta do Trensurb, seguem alterações no sentido de vias e reposicionamento de linhas especiais de ônibus. Uma hora antes do final da partida, a rua José Pedro Boéssio terá sentido único em direção à av. Ernesto Neugebauer. Saiba mais.

ANFITEATRO - Montada no Anfiteatro Pôr do Sol, a Arena Nº 1 volta a reunir torcedores nesta quinta-feira, 27, para assistir à partida entre Brasil e Paraguai nas quartas de final da Copa América. Além do telão com exibição do jogo, os participantes irão acompanhar o show de MC Kevin O Chris antes da disputa. O espaço conta com estrutura de comercialização de bebidas, alimentação (Food trucks), banheiros químicos, segurança, bombeiro civil, ambulância, além de equipes de limpeza. O evento é gratuito. A Arena Nº1 Brahma faz parte da programação oficial da Conmebol e ocorre em todas as cidades-sede da Copa América. Em Porto Alegre, o evento foi licenciado pelo Escritório de Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

PARADA DE LUTA LGTBI - A Parada de Luta LGBTI de Porto Alegre terá três dias de atividades em 2019. O evento ganha força com a lei sancionada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior no último dia 17, quando entrou para o calendário oficial das datas comemorativas de Porto Alegre. Os organizadores concedem entrevista nesta quinta-feira, 27, a partir das 14h15, no Master Hotel (Loureiro da Silva, 1840) para detalhar a programação. Entre sexta, 28, e domingo, 30, serão realizadas atividades gratuitas como oficinas, cinema, sarau, caminhada, teatro, shows e festas que ocuparão o Centro Municipal de Cultura, casas noturnas, Orla do Guaíba (Gasômetro) e Redenção. A atração principal será o show nacional de Valesca Popozuda, no domingo, 30.

MEGAEVENTOS - O Grupo de Apoio a Megaeventos (Game) realiza nesta quinta-feira, 27, a partir das 17h30, na Estação Farrapos, mais uma ação de conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Vestidos com coletes azuis do Game, 45 brasileiros e 12 estrangeiros voluntários irão percorrer bares em torno da Arena do Grêmio, Arena Nº1 no Anfiteatro Pôr do Sol, estações de trem e comércio. O objetivo é alertar também sobre o trabalho infantil e a venda de bebida alcóolica para menores de idade. 

VIGILÂNCIA - Nesta quinta-feira, 27, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - equipes de vigilância de alimentos e serviços de interesse à saúde – voltarão à Arena do Grêmio para realizar a vistoria dos serviços de alimentação e de prestação de atendimento à saúde no estádio. As atividades no local começarão a partir das 16h. Brasil e Paraguai entram em campo para a uma das partidas de quartas de final da Copa América na Arena do Grêmio, prevista para começar às 21h30. Além de vistoriar os serviços que vão atender torcedores e convidados da Conmebol nos espaços de alimentação e de saúde no estádio, uma equipe da vigilância de alimentos vai fiscalizar os food trucks estacionados próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, que comercializam alimentos para os torcedores, e uma equipe de serviços de saúde irá vistoriar o ambulatório e ambulâncias que participam da programação da Arena 1. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará de plantão ao lado de fora dó estádio para atender casos que necessitem de remoção e atendimento de urgência e emergência.

EMPREGOS - Para promover a inclusão de jovens em situação de acolhimento no mercado de trabalho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio do Sine Porto Alegre, realiza nesta quinta-feira, 27, a primeira edição do programa Consciência Sine - Primeiro Emprego. Oitenta jovens de 17 anos, que precisam deixar os abrigos e casas de acolhimento, terão emitidas as suas primeiras carteiras de trabalho. Além do público específico, o evento é aberto a todos os jovens interessados. Entre as 9h e as 15h, na sede do Sine Municipal (av. Sepúlveda esquina com a av. Mauá), serão realizadas palestras e oficinas sobre currículos, dicção e oratória, autoconhecimento, mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal. 

ÁGUA - Por motivos técnicos, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) cancelou a última etapa da manutenção da rede de água que seria realizada na Travessia Régis Bitencourt, nesta quinta-feira, 27. Portanto, não haverá desabastecimento nas ilhas das Flores, do Pavão e dos Marinheiros, salvo se ocorrer algum conserto emergencial. O serviço de manutenção será remarcado para nova data. 

CARNAVAL DE RUA - A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e o Escritório de Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) realizam reunião sobre o Carnaval de Rua na cidade, nesta quinta-feira, 27, às 11h, no auditório do Atelier Livre Xico Stockinger (av. Erico Veríssimo, 307 - Menino Deus). Foram convidados para o encontro os blocos que participaram do edital do evento em 2019. No encontro, serão recebidas sugestões para o Carnaval de Rua de 2020.

FARMÁCIAS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove curso, nesta quinta-feira, 27, com o objetivo de capacitar farmacêuticos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) para o cuidado à pessoa idosa. Em função da atividade, nessa data a população poderá se dirigir à Farmácia Distrital Modelo, na avenida Jerônimo de Ornelas, 55, bairro Santana, à Farmácia Distrital Santa Marta, na rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico, ou à Farmácia Distrital IAPI, na rua Três de Abril, 90, bairro Passo d'Areia, que funcionarão normalmente entre as 8h e 17h, sem fechar ao meio-dia. Já as farmácias distritais Navegantes, Restinga, Camaquã, Bom Jesus, Murialdo, Vila dos Comerciários e Sarandi estarão fechadas em ambas as datas. O atendimento será retomado sexta-feira, 28, às 8h.

BOTA-FORA - O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro. Nesta quinta-feira, 27, a ação será realizada na comunidade Recreio da Divisa (bairro Lomba do Pinheiro).

CONSELHO TUTELAR - O prazo para interposição de recurso para eleição do Conselho Tutelar se encerra nesta quinta, 27, de acordo com o edital 004/2019 , publicado no Diário Oficial de Porto Alegre da última sexta-feira, 21. Os candidatos que não tiveram a inscrição homologada podem apresentar recurso administrativo, mediante requerimento por escrito, endereçado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e entregue no Escritório das Eleições, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na avenida Cristóvão Colombo, 167, bairro Floresta. 

ASSISTENTES DE ALFABETIZAÇÃO - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) abriu processo simplificado para seleção de profissionais e constituição de banco de assistentes de alfabetização voluntários para o Programa Mais Alfabetização, do governo federal, para atuação nas escolas municipais. As inscrições seguem até sexta-feira, 28. A seleção se dará por três etapas: análise de currículo comprovado, prova de conhecimentos básicos na área de alfabetização e entrevista. Não será cobrada taxa de inscrição. A entrega dos documentos necessários ocorre na Smed - Andradas, 680, 8º andar, das 9h às 17h30. Confira todas as diretrizes no edital 04/2019, publicado na edição dessa segunda-feira do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa)

SEMANA DA ESPANHA - A Semana da Espanha em Porto Alegre vai até o domingo, 30. O evento integra o calendário das Semanas Internacionais e traz atrações como palestras, seminário, concerto, mostra de cinema espanhol,economia e negócios para a capital gaúcha. Lançado em setembro de 2018, o projeto terá cerca de 15 países realizando o intercâmbio das nações com a cidade. Já foram realizadas também as semanas da Irlanda, de Línguas Alemãs, Israel e Uruguai. Veja aqui a programação.

LICENCIAMENTO - O Escritório de Licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) passa a oferecer um novo sistema de agendamento para atendimento presencial. Por meio do link agendamento.procempa.com.br, interessados em receber atendimento sobre os serviços prestados pelo setor, como protocolos de projetos, vistas e cópias de Expedientes Únicos, licenciamento expresso e plantões técnicos, por exemplo, poderão agendar on-line. Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (51) 3289-7400.

LOTAÇÕES - A linha de lotação 30.3 - Santana passou a realizar um novo itinerário, de modo experimental, nos dois sentidos, com duração de 90 dias. A alteração busca uma maior demanda para a linha. Os terminais bairro e Centro não serão alterados. Cartazes já estão nos veículos com informações sobre o novo itinerário da linha. A linha 20.1 Medianeira terá seu terminal bairro deslocado para a praça ao Hospital Espírita, bairro Teresópolis, em razão de obras na área. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa, também que, em razão da baixa demanda, a Linha 40.5 Chácara das Pedras deixou de circular a partir do dia 21. 

DANÇA - As inscrições para Mostra de Dança Inverno estarão abertas até 8 de julho. Para efetivar a inscrição os interessados deverão preencher e enviar a ficha de inscrição neste link . As coreografias a serem inscritas devem ter no máximo cinco minutos. A falta das informações solicitadas na ficha de inscrição ou a não adequação às exigências do evento implicam a automática eliminação da seleção.  As coreografias selecionadas serão divulgadas no dia 12 de julho no blog do Centro de Dança. A Mostra de Dança Inverno 2019, promovida pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura está programada para o período de 25 a 27 de julho, no Teatro Renascença, às 20h.

ARAÚJO VIANNA - A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe, até 31 de agosto, propostas para utilização do Auditório Araújo Vianna. Podem ser encaminhadas propostas culturais, das áreas de música, teatro, dança e circo, além de congressos, conferências, seminários, desde que não possuam caráter político-partidário, litúrgico religioso e sindical. Estão disponíveis datas para ocupação até que seja conhecido o novo permissionário do local, o que ocorrerá em 31 de agosto, por meio da Concorrência nº 07/2019. As propostas devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico gabinete.smc@smc.prefpoa.com.br, com antecedência mínima de cinco dias úteis em relação à data solicitada para a realização do evento.

OBSERVAPOA - A Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza à população mais um canal de informações sobre a Copa América. Desenvolvido pelo Observatório da Cidade de Porto Alegre - ObservaPOA e o Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic) pode ser acessado aqui. A plataforma traz dados sobre os serviços municipais, como segurança, saúde e mobilidade urbana, entre outros. 

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS - Em função da Copa América, o Escritório de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) vai reforçar a operação nos Centros de Informações Turísticas (CITs). O trabalho acontecerá até 4 de julho e, em alguns pontos, o atendimento será em conjunto com servidores das relações consulares e do Governo do Estado, além de voluntários e áreas de acessibilidade do Comitê Organizador da Conmebol. Visitantes e moradores poderão contar com auxílio para encontrar informações sobre hospedagem, alimentação, mobilidade, atrativos da cidade, telefones úteis e informações pertinentes aos jogos. Até o dia 4 de julho, todos os CITs manterão funcionamento em todos os dias da semana. Já o CIT Móvel Arena prestará atendimento nos dias de jogos, iniciando três horas antes de cada partida. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A Campanha do Agasalho 2019 começou mais cedo em Porto Alegre. Desde 15 de abril, arrecada peças de roupas para aquecer quem mais precisa. O tema da campanha este ano é “Esquenta Porto Alegre” e o lema é “Tem gente que não dá bola para o frio. Juntos, nós damos”. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). Entre as arrecadações estão peças de roupas, novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. A prefeitura alerta para que as peças estejam em condições de uso, sem sujeira ou rasgos. Sapatos devem ter os pares. Veja aqui os pontos de coleta.

VACINAÇÃO - As doses restantes da Campanha de Vacinação contra a gripe estão disponíveis em Porto Alegre para toda a população. Fazem parte do grupo prioritário as gestantes, puérperas, crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Puérperas, indígenas e professores superaram os 90% de imunização. Os grupos com menores percentuais são crianças, pessoas com doenças crônicas e gestantes. Em Porto Alegre, o atendimento é feito em dias úteis, de segunda a sexta-feira. 

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia.  Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais.

BERLIM - A exposição Techne está na Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu,10). A mostra simultânea em Porto Alegre e em Berlim terá visitação gratuita de 29 de maio a 12 de julho na Capital, sob a curadoria de Sandra Becker e Elaine Tedesco. Na Alemanha, no Verein Berliner Künstler, a exposição permanece de  21 de junho a 24 de julho  As mostras apresentam obras de membros da associação de artistas berlinenses Verein Berliner Künstler, com sede em Berlim, e resultados parciais de pesquisas recentes desenvolvidas por professores, alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, totalizando 26 participantes. 

FOTOGRAFIA - A Galeria de Arte do Dmae abriu a exposição “Um País nas Cordilheiras”, de Eduardo Prauchner. Após uma jornada contemplativa no Peru em 2018, o fotógrafo apresenta uma seleção com 31 imagens significativas do cotidiano e de paisagens que refletem a essência vibrante e religiosa de locais como o Vale Sagrado, Vale do Colca, Lago Titicaca, Cuzco, Arequipa e Lima. A exposição pode ser visitada até 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sem fechar ao meio-dia. A entrada é gratuita. Prauchner é porto-alegrense, acadêmico de Geografia e tem se dedicado a registrar o meio ambiente por meio da prática fotográfica há alguns anos.

DANÇA - A 2ª Mostra de Dança da EPD Pasqualini será realizada em 9 de julho, às 20h, no Teatro Renascença numa parceria entre o Centro de Dança da Secretaria de Cultura de Porto Alegre e a Escola Preparatória de Dança (EPD) da EMEF Senador Alberto Pasqualini. O evento tem como objetivo difundir a dança na cidade e também levantar recursos para que os alunos da EPD Senador Alberto Pasqualini participem do Festival de Dança de Joinville que acontece de 16 a 27 de julho. As inscrições para participar da 2ª Mostra de Dança EPD Pasqualini são gratuitas e acontecem até dia 1º de julho às 23h59 por meio deste link .

SEMÁFOROS INTELIGENTES - A prefeitura faz chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A divulgação ocorreu no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As empresas que manifestarem interesse em participar do chamamento, baseado no Decreto 19,701/17, têm até 20 de agosto para enviar a documentação necessária.  O sistema adaptativo de controle semafórico altera automaticamente os tempos dos semáforos. Os equipamentos devem ser capazes de calcular defasagens, ciclos e tempos de verdes dos semáforos, considerando as condições de rede de sincronismo pré-estabelecidas pela EPTC. 

RESTAURANTE - A estrutura temporária do restaurante no Ginásio Tesourinha para atender a população de rua será mantida por, aproximadamente, 60 dias, até a conclusão do chamamento público que irá implantar os restaurantes gratuitos nas cinco regiões de Porto Alegre. A estrutura é oferecida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). Os almoços serão servidos de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 14h30, no Ginásio Tesourinha. O funcionamento inicia-se por um cadastramento, onde é comprovada a vulnerabilidade de cada um, que recebe uma ficha para acessar a sala em que o almoço está sendo serviço.

PRÊMIO EPTC - A prefeitura, pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que já estão abertas as inscrições para o 12º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. Moradores, estudantes e trabalhadores do município de Porto Alegre podem obter mais informações sobre o concurso neste link até o dia 16 de agosto. Os trabalhos devem ser entregues na av. Erico Verissimo, nº 100, bairro Menino Deus, acompanhados da ficha de inscrição. O objetivo do concurso, aberto ao público, é estimular crianças, jovens e idosos, além de educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação e público em geral, a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano para todos nas relações do dia a dia da circulação.

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.  

AUDIOVISUAL - Estão abertas as inscrições para o 7º Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa). Considerado o maior evento voltado ao roteiro de cinema e TV da América Latina, o festival acontece de 2 a 5 de julho na Cinemateca Capitólio Petrobras. Tradicionalmente,o festival promove rodadas de negócio, mesas de debate, workshops, master class, estudos de caso e pitchings, além de um concurso de roteiro de longa, piloto de TV e de uma mostra competitiva de curtas-metragens. Realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, tem direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. Inscrições, valores e maiores informações estão no site do Frapa. Vagas limitadas.

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger, equipamento da Prefeitura de Porto Alegre, vinculado à Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura, informa o cronograma de inscrições e entrevistas para cursos no primeiro semestre de 2019. Serão oferecidas mais de 30 turmas de cursos ministrados pelos docentes da própria instituição e pelos proponentes de projetos selecionados no primeiro edital desta natureza, promovido pela Coordenação de Artes Plásticas/Atelier Livre. As inscrições, rematrículas e matrículas para 2019 devem ser feitas através deste formulário on-line

 

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes