Previsão de pautas: sábado, 16, e domingo, 17 de março

16/03/2019 08:30

DESAFIO DO TÊNIS - Torcedores que vão no Gre-Nal podem fazer na Arena doações de tênis da campanha da prefeitura #desafiodotênispoa. Haverá pontos de coleta no pé da Rampa Oeste e na Rampa Leste do estádio, neste domingo, 17, a partir das 16h30. A campanha convida os participantes a gravarem um vídeo para as redes sociais, falando da doação e provocando algum amigo a doar também e passar a corrente adiante.  A iniciativa tem a parceria da Associação dos Jovens Empresários (AJE), CDL Jovem POA, Agas Jovem, Sindilojas e Brasil 200.

GRE-NAL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para o clássico Gre-Nal deste domingo, 17, a partir das 19h, na Arena. O jogo é válido pelo Campeonato Gaúcho, com previsão de aproximadamente 40 mil torcedores. A abertura dos portões será às 16h. A linha Especial Futebol circulará com 13 ônibus, saindo do Largo Glênio Peres, Centro Histórico, em direção ao estádio, a partir de duas horas antes da partida. O serviço de táxi será reforçado, com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR-448. A linha T2.3 /Arena, operada pela Carris, circulará com nove veículos articulados, tabela horária eventual para atendimento ao jogo. Serão disponibilizados também 23 lotações que estarão posicionados na av. Padre Leopoldo Brentano na saída do jogo. 

CARNAVAL DE RUA - O Carnaval de Rua de Porto Alegre continua programação nos Circuitos Orla e Centro Histórico, neste fim de semana. No sábado e domingo, dias 16 e 17 de março, na Orla do Guaíba, desfilam Bloco do Bartira, Puxa Que É Peruca, Tem Tudo Para Dar Errado, Os Dinobicos e Gonhas da Folia. Já no Circuito Centro Histórico será a vez do bloco Olha o Passarinho do Mário animar os foliões, no sábado à tarde. O público que participar da folia terá à disposição uma estrutura montada com banheiros químicos, segurança privada, equipes de apoio, espaço de concentração e dispersão com food park e pontos de iluminação e sonorização, além de duas UTIs móveis, caminhão-bar e trio elétrico. Veja aqui a programação. Saiba como será o esquema de trânsito e transporte.

CARNAVAL COMUNITÁRIO - O Carnaval de Rua Comunitário vai agitar os foliões porto-alegrenses neste fim de semana. No sábado, 16, a festa ocorrerá na Ilha da Pintada, a partir das 15h, na rua Nossa Senhora da Boa Viagem, 1916. O carnaval comunitário do Bairro Arquipélago – CCBA - é formado pelas escolas de samba Unidos do Pôr do Sol e União da Ilha, além dos blocos Zoio Junto, Descruze os Braços, Colai e União da Ilha. Ainda participarão da festa as bandas das escolas Marista Aparecida das Águas, e Maria José Mabilde. Já no domingo, 17, será a vez do samba mobilizar a comunidade do bairro Glória. Os foliões se encontrarão a partir das 15h na rua Professor Carvalho de Freitas, 1012. O esquenta fica por conta do Bloco Ôbalancê seguido pelo Instituto Arraial da Glória e os blocos Geração Tigres, do OP,  Ôbalancê e Do Jeito que Tá Vai. 

TESTES DE HIV - O carnaval de rua do fim de semana terá orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Neste sábado, 16, a unidade móvel do projeto Fique Sabendo estaciona na Orla do Guaíba, nas proximidades da pista de skate do Parque Marinha do Brasil, das 15h às 19h. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho será feito por servidores e promotores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção. Pessoas diagnosticadas com sífilis poderão iniciar o tratamento, com aplicação da primeira dose de penicilina. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

CARNAVAL NO PORTO SECO- O Complexo Cultural do Porto Seco volta a receber os desfiles de Carnaval neste sábado, 16. Desfilam as agremiações das antigas séries Ouro e Prata. Em 2018, os desfiles foram cancelados. Por isso, neste ano, a estrutura contará apenas com os camarotes. Onde ficariam localizadas as arquibancadas, o público poderá assistir aos desfiles gratuitamente. Neste sábado, a ordem dos desfiles será a seguinte: 21h - Tribo Os Comanches (convidada); 22h - Copacabana; 23h - Unidos da Vila Mapa; 00h - Vila Isabel; 1h - União da Tinga; 2h - Império do Sol; 3h - Império da Zona Norte; 4h10 - Imperadores do Samba; 5h20 - Estado Maior da Restinga.A apuração das notas será no domingo, 17. A prefeitura disponibilizou uma série de serviços como forma de auxiliar na realização do evento. Saiba mais

SEMANAS INTERNACIONAIS – A programação das Semanas Internacionais de Porto Alegre, evento inédito na cidade e que, em sua abertura, homenageia a Irlanda, prossegue neste final de semana. No sábado, 16, haverá três festas do Saint Patrick’s Day em cervejarias da cidade:  Al Capone, Hatha-Hatha e Chose Beer. No domingo, 17, a comemoração será na Diefen Bros-KNY Beer, Stellen Berg e Bárbaros Cervejas especiais. Saiba mais.

SAINT PATRICK’S DAY -Onze eventos alusivos ao Dia de São Patrício receberam licença da prefeitura para ocorrer em seis bairros da Capital neste final de semana. A expectativa dos organizadores é mobilizar um público de mais de 14 mil pessoas entre os dias 16 e 17 de março. A EPTC fará bloqueios e vai orientar o trânsito nos locais. Celebrado em 17 de março, o Dia de São Patrício é uma homenagem ao padroeiro da Irlanda. Muito mais do que uma celebração religiosa, no Brasil transformou-se em uma data para se cultuar as tradições irlandesas, em especial o consumo de cerveja. Saiba mais.

PRAIAS - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) divulga o relatório referente à balneabilidade para as praias do Lami e de Belém Novo. Os dados indicam que todos os pontos estão próprios para banho neste fim de semana. Os resultados são baseados nas últimas cinco análises realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Por questões de saúde e segurança, a Smams desaconselha o banho em outros locais da orla de Porto Alegre.

CRISTÓVÃO COLOMBO - As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim) iniciaram a obra na alça bairro/Norte da Cristóvão Colombo. Assim como a passagem da trincheira, que será liberada ainda este mês, essa segunda parte da obra também conta com a parceria de moradores e empresários da região. Eles doaram formas, ferragem e concreto. A Smim entra com todo o equipamento e a mão de obra necessária. A liberação dessa alça deve levar 45 dias, se tudo ocorrer dentro do esperado com a chegada de material doado e também das condições de clima.

CONSELHO TUTELAR - As inscrições para o Conselho Tutelar de Porto Alegre, exercício 2020/2023, começaram na quarta-feira, 13, e se encerram às 20h do dia 12 de abril. Os candidatos devem acessar este link da prefeitura para fazer o cadastro. O edital foi publicado nesta terça-feira, 12, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O processo de escolha dos conselheiros e suplentes inclui três fases, entre prova escrita, capacitação e eleição por voto facultativo da sociedade, que ocorrerá em 6 de outubro em todo o Brasil. Os conselheiros têm a atribuição de garantir os direitos de crianças e adolescentes, quando estiverem ameaçados ou violados.

SAÚDE - Estão abertas as inscrições para participação nas pré-conferências municipais de Saúde, que são as discussões regionais preparatórias à 8ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre (8ª CMS/POA). As preparatórias ocorrem aos sábados, até final de março, em cada região da cidade. Para se inscrever em uma das oito atividades, basta acessar o site do evento na aba programação/pré-conferências e acessar o link de inscrição. As próximas descentralizadas ocorrem neste sábado, 16, na região Sul Centro-Sul, das 8h às 14h, no salão paroquial da Igreja São José da Vila Nova (avenida Rodrigues da Fonseca, 1459, Vila Nova), e na região Partenon Lomba do Pinheiro, das 13h às 19h, no Centro Esportivo da PUCRS (avenida Ipiranga, 6690 – Partenon).

PREVIMPA - Com o objetivo de manter o pagamento aos dependentes inválidos (filhos, equiparados e irmãos inválidos), combater fraudes e possíveis irregularidades, o Previmpa realiza, a partir do mês de março, a revisão dos benefícios de pensão por morte do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Porto Alegre. A medida visa à manutenção do pagamento aos dependentes e o equilíbrio financeiro do regime próprio.  A verificação abrange as pensões por morte concedidas até dezembro de 2016. Portanto, as concessões feitas a partir de 1º de janeiro de 2017 não fazem parte deste grupo, tendo em vista que a recomendação médica de periodicidade de exames periciais, para avaliar incapacidade laboral e/ou invalidez, é a cada dois anos depois de concedido o benefício.

CONCERTOS DIDÁTICOS - Estão abertos os agendamentos de escolas para participar dos Concertos Didáticos da Banda Municipal de Porto Alegre em 2019. Para fazer o agendamento a instituição deve ligar para (51) 3289-8298 ou escrever para o e-mail breno@smc.prefpoa.com.br informando número de alunos por turno (máximo 60), horário desejado (10h ou 15h do dia 9 de abril) e telefones para contato. Após o agendamento, basta chegar 30 minutos antes da hora escolhida. O transporte fica por conta das instituições participantes. O próximo espetáculo será realizado no dia 9 de abril, às 10h e às 15h, no Teatro Renascença - Centro Municipal de Cultura, localizado na avenida Erico Verissimo, 307. O repertório das apresentações é baseado em trilhas sonoras clássicas de filmes, séries e desenhos infantis. No programa As crianças e Música Instrumental são apresentados temas como "A Pantera Cor de Rosa", "Piratas do Caribe", "Guerra nas Estrelas", "Sítio do Pica Pau Amarelo" e novidades. 

MÊS DA MULHER - Unir a oferta de exames preventivos e o estímulo a hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, é o enfoque da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em março, quando se comemora o Mês da Mulher. Nos serviços de saúde, também serão enfatizados os riscos do tabagismo e do consumo excessivo de álcool associados a doenças como câncer de colo uterino e mama. Ao longo do mês, serão oferecidos serviços e atividades em unidades de saúde e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. A programação inclui orientações de hábitos saudáveis e autoestima, exames preventivos e avaliação clínica da mama, coleta de citopatológico, testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis, tratamento do tabagismo e risco do consumo abusivo de álcool. Outros temas são planejamento familiar, importância da prática de atividades físicas e prevenção de relacionamentos abusivos.

CAPITÓLIO - A Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta programação sobre o cinema produzido na América Latina, com ingressos a R$ 10. Entre os destaques, As Filhas do Fogo, da diretora Alberta Carri, que ajudou a consolidar o novo cinema argentino, o mexicano Compra-me um Revolver, o brasileiro Los Silencios e o chileno Tarde Para Morrer Jovem. Veja aqui a programação.

CARTÃO TRI - Foi publicado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no Diário Oficial de Porto Alegre a Resolução 05/2019, que estabelece o cronograma de recadastramento aos usuários com idade entre 60 e 64 anos que já possuíam o Cartão TRI até data da publicação da Lei nº 5.624, de 18 de janeiro de 2019. Para a permanência do direito de isenção da tarifa de transporte coletivo do município para idosos, os beneficiários devem comparecer à loja do Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção (Cipei) da EPTC, na Rua Uruguai, 45 (Centro de Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, observando o cronograma abaixo. Devem apresentar comprovante de residência na Capital e de renda mensal não superior a três salários mínimos regionais. Veja aqui o cronograma.

SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde anunciou o início da obra de construção da nova Unidade de Saúde Morro dos Sargentos. Nesta primeira etapa, que se iniciou no dia 21, está sendo realizada a limpeza do local e também a colocação de tapumes. O novo prédio terá uma área construída de 309,31 metros quadrados contando com consultórios clínicos, consultório odontológico, sala de procedimentos, sala de curativos, nebulização, sala de vacina, sala de coleta, administrativo, copa, vestiário, banheiro com acessibilidade, recepção e dispensário de medicamentos. Neste período a unidade de referência para a população segue sendo a Unidade de Saúde Guarujá, na zona Sul. A estimativa de tempo da obra é de 240 dias de execução.

CORRIDA - As inscrições para a 15ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre seguem até 21 de março. A prova será no dia 24 de março, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto à Rótula das Cuias. Promoção da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), o evento será realizado pelo Sesc/RS. As largadas ocorrem a partir das 7h50, com distâncias de 3 quilômetros, 5 quilômetros e 10 quilômetros para corrida e 3 quilômetros para a modalidade caminhada. O limite é de 2,5 mil participantes. As inscrições podem ser feitas no site do Sesc, com os valores de R$ 45 a R$ 60 para corrida e entre R$ 25 e R$ 35 para caminhada. 

TAXISTAS - A prefeitura autorizou a utilização de bermudas para os taxistas da Capital, com uso permitido até 31 de março. A resolução, com as novas normas, atende reivindicação da categoria, em razão do elevado calor deste verão. 

FAZENDA - A Secretaria Municipal da Fazenda informa que os serviços prestados pelos auditores-fiscais, especialmente esclarecimento de dúvidas sobre a correta aplicação da legislação municipal do ISS, serão realizados mediante agendamento e em novo endereço. Para agendar, é necessário entrar em contato com a Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) neste e-mail  ou telefone 156 (para chamadas locais) e 51 3289-0156 (para chamadas de outras cidades), das 9h às 17h. A Loja de Atendimento vai analisar a demanda e, quando necessário, efetuar o agendamento para o Plantão Fiscal do ISS. Os atendimentos serão realizados em dias úteis, no horário das 13h30 às 17h, na rua Uruguai, 277, 8º andar. 

AUDIOVISUAL - Estão abertas as inscrições para o 7º Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa). Considerado o maior evento voltado ao roteiro de cinema e TV da América Latina, o festival acontece de 2 a 5 de julho na Cinemateca Capitólio Petrobras. Tradicionalmente,o festival promove rodadas de negócio, mesas de debate, workshops, master class, estudos de caso e pitchings, além de um concurso de roteiro de longa, piloto de TV e de uma mostra competitiva de curtas-metragens. Realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, tem direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. Inscrições, valores e maiores informações estão no site do Frapa. Vagas limitadas.

AEDES - As características do verão, com calor e chuvas, somadas ao hábito de milhares de famílias de viajar neste período do ano, em especial janeiro e fevereiro, constituem motivos de preocupação para a proliferação de insetos como o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya e potencial transmissor do ciclo urbano da febre amarela. Para diminuir o risco de transmissão dos vírus dessas doenças, é essencial que os moradores de Porto Alegre adotem medidas preventivas para evitar o desenvolvimento do mosquito. Além disso, é essencial que os viajantes para locais com transmissão viral adotem medidas preventivas individuais, como uso de repelentes corporais e elétricos, e, em caso de observação de sintomas compatíveis com as doenças, procurem atendimento médico e informem histórico de viagem a local com transmissão viral. Saiba mais

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017.Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

SERVIÇOS - Porto Alegre foi a primeira Capital a disponibilizar a Carta de Serviços, ferramenta no qual o cidadão pode consultar e qualificar os serviços públicos municipais. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, o trabalho, que cumpre uma determinação prevista na lei 13.460/2017, está na etapa de avaliação com a aplicação de uma Pesquisa de Satisfação dos usuários. Qualquer pessoa pode acessar o site alfa.portoalegre.rs.gov.br/carta-de-servicos, analisar a secretaria/órgão e dar sugestões. O processo leva em média três minutos e só precisa da identificação com o CPF. A pesquisa já está disponível para todas as atividades cadastradas na plataforma. A Capital também é a primeira do país a oferecer esse modelo de questionário à população. O resultado da pesquisa será conhecido até o final deste ano. 

OP DIGITAL - A Prefeitura de Porto Alegre colocou no ar, em caráter inédito no Brasil, a plataforma digital do Orçamento Participativo, incluindo o site do OP Digital, como uma nova ferrramenta de participação social. Já está disponível a primeira consulta pública virtual da prefeitura, com o tema referente ao Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O governo passará a adotar o sistema de participação on-line já para as próximas edições do Orçamento Participativo em 2019. A primeira consulta pública já está no ar e pode ser acessada pelo link: opdigital.prefeitura.poa.br/

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger, equipamento da Prefeitura de Porto Alegre, vinculado à Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura, informa o cronograma de inscrições e entrevistas para cursos no primeiro semestre de 2019. Serão oferecidas mais de 30 turmas de cursos ministrados pelos docentes da própria instituição e pelos proponentes de projetos selecionados no primeiro edital desta natureza, promovido pela Coordenação de Artes Plásticas/Atelier Livre. As inscrições, rematrículas e matrículas para 2019 devem ser feitas através deste formulário on-line
 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes