Previsão de pautas: sábado, 18, e domingo, 19 de agosto

17/08/2018 16:31

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que 93 salas de vacina estarão abertas neste sábado, 18, dia D da campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo. Para facilitar a chegada até os locais de imunização, haverá passe livre nos ônibus de Porto Alegre. O horário de vacinação em 89 locais será das 8h às 17h. Em outros quatro, administrados pelo Grupo Hospitalar Conceição, o funcionamento será das 8h às 14h (acesse ao final do texto a lista das US abertas no Dia D). Das 8h30 às 9h30, a chefe do núcleo de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Bianca Ledur, estará no Centro de Saúde Modelo, onde poderá conversar com a imprensa. Devem ser vacinadas crianças entre um ano e cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Saiba mais.

INTER X PARANÁ - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para Inter x Paraná, neste domingo, 19, no Estádio Beira-Rio, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. A partida começa às 11h,  previsão de cerca de 40 mil pessoas. A partir das 9h, dez ônibus Especial Futebol sairão do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público), até o estádio. Além da linha especial, mais de 20 linhas regulares atendem a região do estádio pelo corredor da avenida Padre Cacique. Os serviços de lotação, com seis linhas, e de táxi, também serão reforçados. Para o jogo, o deslocamento até o estádio poderá ser realizado, também, pela avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio). Após o jogo, a avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio) terá fluxo único em direção ao Centro Histórico.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) recebe a partir deste sábado, 18, a montagem dos galpões para a realização do Acampamento Farroupilha 2018. Já está em andamento a montagem da estrutura do acampamento (administração, bares, lojas, rede elétrica e hidráulica) e a previsão é que até o dia 2 de setembro os piquetes estejam montados. As entidades já receberam os alvarás e, ao todo, participam da festa tradicionalista 353 entidades entre piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs). A abertura está programada para o dia 7 de setembro, com a chegada da Chama Crioula

TOUR FUTEBOL - A 6ª edição do Futebol Tour ocorrerá neste sábado, 18, com visita guiada nos estádios Beira-Rio do Internacional e Arena do Grêmio. Parceria da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) por meio da Diretoria de Turismo com os dois maiores clubes de futebol do Rio Grande do Sul, o passeio tem como objetivo levar o turista para viver uma experiência como um jogador profissional, conhecendo todas as estruturas internas dos estádios. Os participantes são recebidos pelas torcidas organizadas dos times e visitam lugares exclusivos dos jogadores e da comissão técnica, como os vestiários e o gramado. Saiba mais.

FESTA NA PRAÇA - O Grupo Cuidado Que Mancha, que foi contemplado pelo programa municipal de fomento ao trabalho continuado em artes cênicas da Secretaria da Cultura, promove neste sábado, 18, mais uma edição do projeto Festa na Praça. Será apresentado o espetáculo A Famílias Sujo. O evento é gratuito e começa às 15h na praça Estado de Israel, em frente ao Espaço Cuidado Que Mancha. Em caso de chuva, o evento ocorrerá dentro do Espaço Cuidado Que Mancha, com distribuição de senhas e lugares limitados.

CAPITÓLIO - Neste sábado, 18, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) apresenta a exibição do filme A Ilha do Sol (Die Sonneninsel, 2017, 60 minutos), dirigido pelo alemão Thomas Elsaesser, importante nome dos estudos internacionais de cinema. O evento é uma co-realização do programa de pós-graduação em Comunicação da Unisinos e do curso de Realização Audiovisual da instituição, do Instituto Goethe, e do Risco Cinema. A entrada é franca. 

DANÇA - O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promove neste sábado, 18, a partir das 20h, no Teatro Renascença, A Noite Latina de Dança. O evento está em sua segunda edição, após o sucesso da primeira atividade realizada em julho deste ano, durante o Festival de Inverno. O objetivo é apresentar a produção de grupos, escolas e bailarinos e convidados que se dedicam aos ritmos latinos. Os Ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo, ao valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para idosos, estudantes, classe artística e funcionários municipais).

ESCOLA - A Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental (Emeef) Professor Elyseu Paglioli, no bairro Cristal, completa no dia 23 de agosto, 30 anos de ensino público aos alunos com deficiência. Para celebrar o aniversário, a escola convida a comunidade para a festa, neste sábado, 18, e para prestigiar a exposição “Abrindo as gavetas das memórias”. Até o fim do mês, também serão realizadas demais atividades alusivas à comemoração. A mostra conta com documentos pedagógicos históricos, fotos, objetos, trabalhos de alunos e reportagens antigas que remontam à fundação da escola, em 1988. 

POA EM CENA 1 - O público já pode adquirir ingressos para boa parte da programação do 25º Porto Alegre Em Cena, que será realizado entre 11 e 23 de setembro. A pré-venda será realizada via internet, neste site, e também na bilheteria oficial instalada no BarraShoppingSul (em frente à famácia Panvel - 1º Piso - Nível Jockey), das 13h às 22h (exceto aos domingos). Nesta primeira etapa de vendas, estarão disponíveis entradas para a montagem nacional Grande Sertão: Veredas, dirigida por Bia Lessa, que terá sessões nos dias 15 e 16 de setembro, no Teatro do Sesi e para o espetáculo de abertura, do grupo instrumental Höröyá (dia 11, no Theatro São Pedro). Também já serão vendidos ingressos para peças locais que concorrem ao Prêmio Braskem Em Cena.

POA EM CENA 2 - Oficinas, workshops, residências e debates com entrada franca fazem parte das atividades formativas do 25º Porto Alegre Em Cena. Para as cinco oficinas e residências da programação, os interessados devem realizar inscrição prévia, até o próximo dia 20. É necessário enviar um email para inscricaoemcena@gmail.com, com o nome da atividade desejada no assunto da mensagem, que deve incluir também uma carta de intenção e um breve currículo do candidato. É possível solicitar inscrição para mais de uma atividade. A divulgação dos selecionados será feita na quinta-feira, 23 de agosto. Saiba mais.

STARTUPS - O programa Start.Edu visa a atrair startups de todo o país em busca de soluções inovadoras para os desafios da rede municipal de ensino. É uma parceria entre a prefeitura e a Aliança para a Inovação de Porto Alegre, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e Unisinos. O primeiro edital já está recebendo inscrições até o dia 6 de setembro. Os interessados devem acessar o site da Smed, onde também está a ficha online de inscrição. A partir do edital, serão selecionadas propostas que possam contribuir com os desafios de qualificar os processos de aprendizagem e o desempenho dos alunos, ampliar a eficiência da gestão escolar e melhorar os serviços prestados pela Smed ao cidadão. 

SEMANA DA JUVENTUDE - Até 19 de agosto, a Semana de Um Olhar para a Juventude de Porto Alegre apresentará atividades em várias regiões da Capital, que serão realizadas por cerca de 70 organizações da sociedade civil e públicas, com oferta de serviços federais, estaduais e municipais. O evento é organizado pela prefeitura, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Rede Juventudes de Porto Alegre. De acordo com a Fundação de Economia e Estatística (FEE), 27% da população de Porto Alegre é formada por jovens de 12 a 29 anos. Programação inclui ações e eventos em várias áreas, com representação de todas as tribos e segmentos jovens de Porto Alegre. Saiba mais.

ESPORTES - Jogos de campeonatos municipais realizados pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer, ocorrem até domingo, 19. Serão realizados mais 20 jogos do Campeonato Municipal de Bocha, categoria Sênior e Principal, em canchas sintéticas e naturais, e nove jogos da Série B do Campeonato Porto Alegre de Vôlei. Pelos Jogos Abertos de Porto Alegre (Japa) serão realizadas oito partidas de handebol e seis de basquete. Saiba mais.

CAVALOS - Neste ano, 210 cavalos foram recolhidos pela EPTC e 26 adotados. Atualmente, 28 cavalos vivem no abrigo localizado na Estrada Chapéu do Sol, 2.400, zona Sul, 15 estão em condições de adoção, mas a lista de espera por um animal já passa de 30 pessoas. Os interessados em adotar um dos cavalos do abrigo devem comparecer no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da EPTC, avenida Erico Verissimo, 100, Menino Deus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com cópia do RG, CPF e comprovante de residência. No local, deverá ser preenchida uma ficha de depositário fiel que dará início a abertura no processo de adoção responsável. O tempo de avaliação do pedido tem a duração média 40 dias. Mais informações neste e-mail 

SERVIÇOS - Porto Alegre foi a primeira Capital a disponibilizar a Carta de Serviços, ferramenta no qual o cidadão pode consultar e qualificar os serviços públicos municipais. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, o trabalho, que cumpre uma determinação prevista na lei 13.460/2017, está na etapa de avaliação com a aplicação de uma Pesquisa de Satisfação dos usuários. Qualquer pessoa pode acessar o site alfa.portoalegre.rs.gov.br/carta-de-servicos, analisar a secretaria/órgão e dar sugestões. O processo leva em média 3 minutos e só precisa a identificação com o CPF. A pesquisa já está disponível para todas as atividades cadastradas na plataforma. A Capital também é a primeira do país a oferecer esse modelo de questionário à população. O resultado da pesquisa será conhecido até o final deste ano. 

OP DIGITAL - A Prefeitura de Porto Alegre colocou no ar, em caráter inédito no Brasil, a plataforma digital do Orçamento Participativo, incluindo o site do OP Digital, como uma nova ferrramenta de participação social. Já está disponível a primeira consulta pública virtual da prefeitura, com o tema referente ao Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O governo passará a adotar o sistema de participação on-line já para as próximas edições do Orçamento Participativo em 2019. A primeira consulta pública já está no ar e pode ser acessada pelo link: opdigital.prefeitura.poa.br/

CAMPANHA DO AGASALHO - A Campanha do Agasalho 2018 tem como meta atingir 255 mil peças de roupas novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis, superando a arrecadação do ano passado, 245 mil peças. As doações à campanha, que se estenderá até o dia 23 de agosto, serão encaminhadas para as entidades ligadas à Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), já beneficiadas em anos anteriores e as que se cadastrarem pelo aplicativo ou site. Em 2017, foram arrecadadas 253.849 peças de roupas, 7.710 calçados, 9,2 mil fraldas, 9.390kg de alimentos e 378 artigos de higiene. As doações à campanha, que se estenderá até o dia 23 de agosto, serão encaminhadas para as entidades ligadas à Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), já beneficiadas em anos anteriores e as que se cadastrarem pelo aplicativo ou site. Mais informações neste link.

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger, Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307) está com inscrições abertas para cursos regulares e extras que serão realizados no segundo semestre. Neste semestre serão realizados nove cursos nas mais diversas linguagens como  pintura, HQ, performance, gravura, papel artesanal, cerâmica, etc. Além dos cursos extras, diversos cursos regulares ainda estão recebendo inscrições. O prazo de inscrição para os cursos extras e regulares vai até o dia 20 de agosto. Inscrições e informações: alivre@smc.prefpoa.com.br e fones 3289-8057 e 3289-8058. Saiba mais.

TEATRO - A Câmara Municipal de Porto Alegre, em parceria inédita com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), recebe até 20 de agosto, inscrições para seleção de uma proposta de espetáculo cênico baseado na obra Revolução Farroupilha, de Luiz Coronel e Danúbio Gonçalves. Será aportado o total de R$ 350 mil, recursos da Câmara, para criação, produção e apresentações do espetáculo musical. O investimento garante uma produção de grande porte, que irá contemplar gratuitamente o público de Porto Alegre com três apresentações na orla do Guaíba e dez apresentações em escolas públicas da rede de ensino. 

MULTAS AMBIENTAS - Com a entrada em vigor do Programa de Conversão de Multas Ambientais, no mês de junho, tornou-se possível quitar esse tipo de multa junto à Prefeitura de Porto Alegre com redução de 90%, desde que haja recuperação ambiental. Os interessados têm até 180 dias para se manifestar, a contar de 18 de junho. Para aderir ao programa é necessário enviar email ou ligar para 3289- 7509 para agendamento. 

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

MORADIA PRIMEIRO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário

AÇORIANOS DE TEATRO - Estão abertas até o dia 26 de novembro as inscrições para os prêmios Açorianos de Teatro e Tibicuera de Teatro Infantojuvenil de 2018. Para concorrer aos prêmios, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível no blog Mais Teatro, onde também é possível acessar o edital. Inscritos no projeto Novas Caras automaticamente concorrem ao prêmio Revelação 2018. 

AÇORIANOS DE DANÇA - O Prêmio Açorianos de Dança 2018, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, está com as inscrições abertas até 15 de dezembro para espetáculos, performances, produções e projetos estreados em Porto Alegre no ano de 2018. As inscrições devem ser realizadas no Centro de Dança – Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Veríssimo, nº 307, ou pelo email dancasmc@gmail.com, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível nos anexos do edital do prêmio disponível no site da prefeitura.

PREVISÃO DO TEMPO - Sábado, 18: o sol predomina ao longo do dia, com amplos períodos de céu claro. O vento continua calmo ou sopra fraco do quadrante Leste. A temperatura terá maior elevação e a tarde será muito agradável. Mínima de 10°C e máxima de 26°C. Domingo, 19: o sol aparece com nuvens, mas no decorrer do dia as nuvens aumentam e provocam chuva sobretudo da tarde para a noite. A chuva será forte com raios e trovoadas em alguns momentos. O vento sopra fraco do quadrante Norte, mas durante a tarde passa a soprar do quadrante Sul moderado a forte ocasionalmente. A temperatura permanece amena e agradável. Mínima de 12°C e máxima de 25°C.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes