Previsão de pautas: terça-feira, 20 de novembro

20/11/2018 08:20

HOSPITAL SANTA ANA - A Prefeitura de Porto Alegre e a Associação Educadora São Carlos inauguram o Hospital Santa Ana nesta terça-feira, 20. A nova instituição hospitalar da Capital contará com 205 leitos e terá atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia de inauguração acontece às 9h30 no Hospital Santa Ana (Praça Simões Lopes, 175, bairro Teresópolis, na zona Sul). O Hospital Santa Ana vai servir de retaguarda a hospitais com atendimento de alta complexidade, desafogando emergências, qualificando o atendimento e reduzindo a fila de espera por procedimentos na Capital.

DMAE 1 - Nesta terça-feira, 20, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai desligar a rede antiga de água do primeiro trecho da obra de implantação de novas canalizações na Restinga Nova. A área 2 foi subdividida em três partes para realizar o desligamento da rede antiga. Caso alguma residência fique sem água, o morador deve registrar protocolo no 156 opção 2 ou nos postos de atendimento comercial. Os atendimentos serão em ordem de registro do protocolo. Se o ramal tem dívida ou está cortado, será feito um novo cadastro e uma nova ligação. Se o morador tiver pendências de pagamento com o Dmae, deve se dirigir até um posto de atendimento para parcelar e regularizar sua situação.

DMAE 2 - Integrando as obras de reforço do abastecimento para a zona Sul da Capital, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai interligar a nova adutora de 315 milímetros com a adutora existente, na esquina da avenida da Serraria com a rua dos Carijós. Para realizar o serviço, será necessário interromper o abastecimento de água na terça-feira, 20, a partir das 9h, para os bairros Espírito Santo (parte), Guarujá (parte) e Serraria (parte). A normalização está prevista para a noite do mesmo dia 20, podendo demorar mais nas partes altas e nas pontas da rede. Caso chova, o serviço será adiado para outra data. 

REMATRÍCULAS - Está aberto o período para rematrículas nas escolas das redes públicas municipal e comunitária de ensino começa. Os alunos matriculados em 2018 deverão manifestar interesse em permanecerem na mesma unidade de ensino para o ano letivo de 2019, realizando a rematrícula diretamente na escola e mediante a atualização dos dados cadastrais. O responsável pelo estudante deve apresentar, obrigatoriamente, a própria Carteira de Identidade. Na Educação Infantil, o período segue até 11 de dezembro e, nos ensinos Fundamental e Médio, até 13 de dezembro. Saiba mais.

EMPREGO - Nesta semana, estão disponíveis no Sine da prefeitura 502 postos de trabalho. A maior oferta, com 55 vagas, é para motorista carreteiro, que irá dirigir caminhão com um carroceria engatada e articulada. Do total, 231 são vagas para pessoas com deficiência ( PCDs), sendo 71 para técnicos de enfermagem.  Os interessados devem comparecer à unidade do Centro Histórico, localizada na esquina das avenidas Sepúlveda com Mauá, das 8h às 17h. Levar Carteira de Trabalho e comprovante de residência. Veja aqui as vagas.

SARAMPO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá continuidade nesta semana à vacinação de adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos em escolas públicas estaduais. Até dezembro, a expectativa é que estudantes de 120 escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola recebam equipes da Atenção Primária de Saúde da secretaria. Até sexta-feira, 9, foram visitadas 17 escolas, com 893 estudantes vacinados. Entre os dias 19 e 23, serão visitadas 22 escolas, sendo que algumas receberão equipes mais de uma vez na semana. Para vacinação em quartéis, o Exército solicitou à SMS 1.331 doses da vacina, que começarão a ser administradas no dia 26. Nesta terça-feira, 20, os trabalhos serão realizados nas escolas estaduais de ensino fundamental Porto Alegre e Prudente de Moraes.

BOTA-FORA - O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), segue até sexta-feira, 23, em nove comunidades. O serviço ocorre a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis e outros objetos de grande volume. No mês de outubro, o Bota-Fora recolheu 139 toneladas de materiais em 46 comunidades. Nesta terça-feira, 20, a ação será realizada na comunifdade Chácara dos Bombeiros (bairro Agronomia).

TURISMO AQUAVIÁRIO - A Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebe inscrições de empresas para concessão do selo de turismo aquaviário de Porto Alegre. Os interessados deverão comparecer na rua travessa do carmo, 84, bairro Cidade Baixa, cumprindo com os pré-requisitos de acordo com o Decreto 10.853/2010, além da Instrução Normativa 001/2012.  Podem fazer a inscrição empresas que desejam promover roteiros regulares de turismo náutico na Capital, com horários pré-determinados. Até o momento, a Diretoria de Turismo havia suspendido a concessão do selo aquaviário em função da realização de estudos da capacidade operacional das embarcações de turismo náutico no novo atracadouro da Orla Moacyr Scliar, inaugurado em março deste ano. 

CONCURSO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, lançou nesta sexta-feira, 16, o edital de abertura para a realização do concurso público para o provimento dos cargos de Técnico em Nutrição e Dietética e Terapeuta Ocupacional, dos quadros das administrações direta, autárquica e fundacional e para a formação de cadastro reserva.  A inscrição deve ser feita, somente, via internet, neste endereço eletrônico, entre 9h do dia 19 de novembro e 17h do dia 20 de dezembro. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e emitir o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição, conforme as instruções que fazem parte do edital. 

RESIDÊNCIA MÉDICA - Estão abertas as inscrições no processo seletivo do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) para os programas de residência médica/2019 em obstetrícia e ginecologia: medicina fetal (duas vagas) e endoscopia ginecológica (uma vaga). Interessados devem fazer a inscrição presencialmente até 11 de dezembro, na Comissão de Residência Médica do HMIPV, na avenida Independência, 661, bloco C, 7º andar, sala 705, das 9h às 17h. No momento da inscrição, o candidato deverá portar e apresentar certificado de conclusão do pré-requisito em Programa de Residência Médica (PRM) em obstetrícia e ginecologia reconhecido pelo CNRM ou, em caso de ainda não possuir o respectivo certificado, apresentar atestado da Coreme, informando a data do término do PRM, e currículo vitae no modelo lattes.  

DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Até dia 30 de novembro, 16 pessoas em situação de vulnerabilidade social vão participar de um curso básico de informática. As vagas foram disponibilizadas por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Os participantes foram selecionados pela equipe de abordagem da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) entre os frequentadores dos abrigos municipais e nas comunidades atendidas pelos Centros de Referências (Cras).

CAPITÓLIO - A Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) retoma as atividades nesta terça-feira, 20. A programação estava suspensa desde o dia 6, em razão de um problema com a subestação de energia. Nesta terça, 20 e quarta-feira, 21, a sala de cinema apresenta sessões da mostra O céu e o chão das estrelas e a edição especial do Projeto Raros em parceria com a mostra Ela na Tela.  Veja aqui a programação.

CENTRO MULTIMEIOS O Centro Cultural Multimeios Restinga (avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75 - Restinga), reinaugurado oficialmente em novembro de 2017, comemora um ano de atividades com uma programação que vai até sábado, 24.  Estão agendadas apresentações, oficinas e palestras abrangendo diversas manifestações culturais. Ações nas áreas de literatura, cinema e vídeo, dança, artes plásticas e hip hop montam um mosaico cultural à disposição da comunidade. O público interessado em participar das atividades pode realizar inscrições e obter informações pelo telefone 3289 6498. Veja aqui a programação.

CONSCIÊNCIA NEGRA - A Semana da Consciência Negra se estende até dia 20 de novembro com programação em vários pontos da cidade e um evento extra no dia 25. O evento é uma promoção da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), organizada pela Coordenadoria da Igualdade Racial, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro e o Programa de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unisinos. Veja aqui a programação

ÁREA AZUL – O novo sistema digital da Área Azul de Porto Alegre já entrou em operação. O Centro Histórico (Centro 1) foi a primeira região a receber 42 equipamentos e mais de 700 vagas. Os novos parquímetros recebem pagamentos por cartão de crédito, débito, aplicativo, as tradicionais moedas, além da possibilidade de compra em pontos de venda. Já está em andamento a substituição do sistema na região Centro 2, que deve ser concluída e ativada até o fim de novembro. A logística será a mesma adotada na etapa anterior. Durante os trabalhos, o serviço de estacionamento rotativo será suspenso no Centro 2.

EDUCAÇÃO INFANTIL - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) abriu as inscrições para matrícula de novos alunos na educação infantil (zero a 5 anos) para o ano letivo de 2019. O prazo segue até 23 de novembro. As inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas das redes públicas municipal e comunitária. Após, os candidatos devem aguardar a divulgação da lista de contemplados com as vagas e dos suplentes em lista de espera, o que está previsto para ocorrer em 14 de dezembro na própria unidade de ensino, para então efetuar a matrícula. O período de chamada dos alunos novos para a matrícula será de 17 a 21 de dezembro. É permitido concorrer a vagas em uma escola da rede municipal de ensino e em até duas comunitárias.

BRINQUEDO SOLIDÁRIO - Mais de seis mil brinquedos já foram arrecadados na Campanha do Brinquedo Solidário 2018. Em função do Dia das Crianças, já foi realizada a entrega da primeira etapa da campanha para as 65 entidades de acolhimento da Rede de Assistência Social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), próprias e conveniadas. Também serão feitos kits para a renovação das brinquedotecas dos Abrigos Residenciais e Casas Lares. Até 20 de dezembro, a arrecadação continua para a entrega de Natal. O Sindilojas segue como parceiro master, além dos demais parceiros e pontos de coleta distribuídos pela cidade. Veja aqui os pontos de coleta.

OFICINAS CULTURAIS - A Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura está realizando diversas oficinas nas áreas de música, capoeira, contação de história, hip hop, dança, artes visuais, quadrinhos e patrimônio e folclore. As atividades acontecem em regiões de vulnerabilidade da Capital, de segundas-feiras a sábados, nos meses de novembro e dezembro. As informações sobre inscrições e conteúdo das oficinas podem ser obtidas pelo telefone 51-3289-8072 e nos locais das oficinas. Saiba mais.

PINACOTECA ALDO LOCATELLI - A Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéo, 10 - Centro Histórico) recebe duas mostras, com entrada gratuita. Acústicos e Elétricos - aparelhos sonoros de Chico Machado e Tempos de Lembrança - de Elílio Sessa ficam em cartaz até 23 de novembro. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

PLANO DE SAÚDE - O Centro Clínico Gaúcho (CCG), responsável pelo plano de saúde dos servidores municipais, está atendendo aos inativos na sede do Previmpa (rua Uruguai, 277, 5º andar) para entregar o cartão de identificação do convênio, prestar informações e esclarecer dúvidas. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os servidores da ativa seguirão com atendimento no Edifício Intendente José Montaury, sala 945, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Em julho deste ano, o Centro Clínico Gaúcho venceu a licitação para ser o novo plano de saúde dos servidores municipais, e a migração ocorre desde o dia 19 de agosto. 

ATERRO - A exposição Aterro de Daniel Galera, Marina Camargo e Romy Pocztaruk está na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico). A entrada é gratuita. Trabalho conjunto de três artistas, Daniel Galera, Marina Camargo e Romy Pocztaruk, aterro traz uma visão sobre as cidades e uma reflexão sobre um possível fim do ambiente urbano, onde a natureza voltaria a determinar um ecossistema onde antes havia uma cidade. Visitação de segunda a sexta-feira, ddas 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

EDIFICAÇÕES - Com o objetivo de facilitar e agilizar a consulta a processos de edificações, o Escritório de Licenciamento da Prefeitura de Porto Alegre unifica dois sistemas de pesquisa em apenas um. O sistema chamado de Expedientes está substituindo e unificando sistemas antigos de pesquisa, como o Gestão de Processos Administrativos e a plataforma Histórico de Expediente Único. O usuário pode realizar sua consulta por meio do endereço ou número do expediente único da edificação. A nova plataforma demonstra o histórico do expediente único, registros de projetos aprovados e licenciados, cartas de habitação emitidas, além de informações do status de tramitação do processo. O sistema Expedientes já está disponível ao público na internet. Acesse o manual de usuário, clicando aqui.

SERVIÇOS - Porto Alegre foi a primeira Capital a disponibilizar a Carta de Serviços, ferramenta no qual o cidadão pode consultar e qualificar os serviços públicos municipais. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, o trabalho, que cumpre uma determinação prevista na lei 13.460/2017, está na etapa de avaliação com a aplicação de uma Pesquisa de Satisfação dos usuários. Qualquer pessoa pode acessar o site alfa.portoalegre.rs.gov.br/carta-de-servicos, analisar a secretaria/órgão e dar sugestões. O processo leva em média três minutos e só precisa a identificação com o CPF. A pesquisa já está disponível para todas as atividades cadastradas na plataforma. A Capital também é a primeira do país a oferecer esse modelo de questionário à população. O resultado da pesquisa será conhecido até o final deste ano. 

OP DIGITAL - A Prefeitura de Porto Alegre colocou no ar, em caráter inédito no Brasil, a plataforma digital do Orçamento Participativo, incluindo o site do OP Digital, como uma nova ferrramenta de participação social. Já está disponível a primeira consulta pública virtual da prefeitura, com o tema referente ao Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O governo passará a adotar o sistema de participação on-line já para as próximas edições do Orçamento Participativo em 2019. A primeira consulta pública já está no ar e pode ser acessada pelo link: opdigital.prefeitura.poa.br/

MULTAS AMBIENTAS - Com a entrada em vigor do Programa de Conversão de Multas Ambientais, no mês de junho, tornou-se possível quitar esse tipo de multa junto à Prefeitura de Porto Alegre com redução de 90%, desde que haja recuperação ambiental. Os interessados têm até 180 dias para se manifestar, a contar de 18 de junho. Para aderir ao programa é necessário enviar email ou ligar para 3289- 7509 para agendamento. 

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

MORADIA PRIMEIRO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário

AÇORIANOS DE LITERATURA - As inscrições para a 25 ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura estão abertas até 23 de novembro. Podem participar livros literários, de ensaios ou em categoria especial, editados por autor nascido ou residente em Porto Alegre e/ou editora porto-alegrense. Concorrem as obras com primeira edição desde janeiro de 2017 ou até o final do período de inscrições conforme a data constante na ficha catalográfica impressa na obra.  A Coordenação do Livro e Literatura (CLL) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe as inscrições de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 14h às 18h, na avenida Erico Veríssimo, nº. 307 - Menino Deus,  mediante preenchimento da ficha de inscrição em anexo no edital e entrega de sete exemplares do livro.  

AÇORIANOS DE TEATRO - Estão abertas até o dia 26 de novembro as inscrições para os prêmios Açorianos de Teatro e Tibicuera de Teatro Infantojuvenil de 2018. Para concorrer aos prêmios, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível no blog Mais Teatro, onde também é possível acessar o edital. Inscritos no projeto Novas Caras automaticamente concorrem ao prêmio Revelação 2018. 

AÇORIANOS DE DANÇA - O Prêmio Açorianos de Dança 2018, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, está com as inscrições abertas até 15 de dezembro para espetáculos, performances, produções e projetos estreados em Porto Alegre no ano de 2018. As inscrições devem ser realizadas no Centro de Dança – Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Veríssimo, nº 307, ou pelo email dancasmc@gmail.com, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível nos anexos do edital do prêmio disponível no site da prefeitura.

ARTES PLÁSTICAS - O Prêmio Açorianos de Artes Plásticas recebe inscrições até 21 de dezembro. O regulamento poderá ser obtido no site da secretaria, na Aba Editais. O edital para o prêmio passou por uma atualização, buscando valorizar as artes em todas as suas manifestações e de acordo com o seu tempo. As principais alterações estão nas categorias, que ficam mais abrangentes para que, assim, atendam a todas as formas de expressão nas artes visuais contemporâneas. As inscrições serão aceitas somente em formato digital. No ato da inscrição, os interessados deverão indicar as categorias em que pretendem concorrer e preencher a ficha de inscrição, disponível no formulário on-line.

PREVISÃO DO TEMPO - O dia será claro e ensolarado. Apesar do amanhecer mais frio, a temperatura terá maior elevação à tarde. O vento sopra fraco do quadrante Leste, mas sopra moderado em alguns momentos durante a tarde. Mínima de 11°C e máxima de 29°C.  

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes