Assinada ordem de início da obra do Centro da Juventude Cruzeiro

14/09/2018 17:55
Ricardo Giusti / PMPA
Executivo
Marchezan destacou a união de forças para construção do espaço
O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou nesta sexta-feira, 14, da assinatura da ordem de início das obras do Centro da Juventude Cruzeiro. A unidade será construída ao lado do Centro de Comunidade George Black, na rua Coronel Neves. Em março, a prefeitura entregou aprovação e licenciamento dos projetos arquitetônicos dos prédios que abrigarão esta e mais três unidades: Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, que já estão em obras. Os terrenos dos centros Cruzeiro e Restinga foram cedidos pelo Município ao Estado por 20 anos. Após este período, retornam à administração municipal para que os serviços sejam mantidos. Assim que os espaços estiverem em funcionamento, a gestão será compartilhada entre Estado, Município e sociedade civil.

As obras estão programadas para começar na próxima segunda-feira, 17. Orçado em R$ 4.065.233,71 e com prazo de conclusão de cinco meses, o projeto é uma iniciativa do governo estadual em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desde outubro de 2017, o Centro da Juventude Cruzeiro atua em um local provisório e, mesmo assim, já ultrapassou a meta de atendimentos, que é de 600 jovens entre 15 e 24 anos por unidade, com atividades de qualificação profissional e lazer.

“A construção desse novo espaço é o resultado da união de forças. Também vamos buscar parcerias para melhorar a estrutura existente do Centro de Comunidade George Blackâ€, disse o prefeito, que assistiu à apresentação de um grupo de jovens que representaram o Centro Cruzeiro. Entre os beneficiados do programa estavam os irmãos Júlio Rodrigues, 25 anos, e Matheus Rodrigues, 19. Emocionado, Júlio contou que participar da iniciativa foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida. “O Centro da Juventude me trouxe boas amizades e a oportunidade de trabalhar com barbeariaâ€, completou o irmão Matheus.

O Centro da Juventude Cruzeiro é um dos seis empreendimentos que integram o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), que atua como uma política pública pioneira e completa para criar oportunidades aos jovens e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Além da Capital, há espaços em construção em Viamão e Alvorada.

Projetos sustentáveis - Os projetos dos centros são de prédios de quatro andares, com cerca de 1.400 m² cada, construídos em estrutura pré-moldada. Todos sustentáveis e dentro dos padrões de acessibilidade e área de convivência externa integrada. Contarão com salas de aula, auditório, cozinha industrial para os cursos de gastronomia, salões de beleza para os cursos profissionalizantes de estética e embelezamento, estúdios de música e/ou rádio, academia, laboratório de informática, biblioteca e lanchonete.

Também participaram do evento a primeira-dama do Estado e secretária estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o diretor da empresa Kaefe Engenharia e Empreendimentos Imobiliários, responsável pela execução da obra, Hugo Scipião Ferreira Júnior, e a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo.

Fabiana Kloeckner