Campanha do Agasalho começa mais cedo e já supera primeira meta

12/04/2019 15:31
Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Expectativa para este ano é arrecadar 270 mil peças - 15 mil a mais que em 2018

Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 foi apresentada nesta sexta-feira, 12, no Salão Nobre do Paço Municipal. Neste ano, o período de recolhimento começa um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que fazer uma doação é também ajudar a máquina pública a cumprir seu papel de proteger quem mais necessita. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias, e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia”, afirma. “As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitar’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa.”

A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação, para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas à população a cada etapa vencida, como a realização de shows.

A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada, e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro da Escola Municipal Liberato Salzano. A ação será no dia 27 de abril. O secretário de Comunicação, Orestes de Andrade Jr., explica que a ideia é engajar o maior número de pessoas na campanha. “A gamificação vai quebrar barreiras e deixar ainda mais humanizada a ação. Serão quatro meses de campanha, e precisamos ter sempre uma novidade para que este projeto não caia no esquecimento. Com as metas, conseguiremos chamar atenção para a importância da doação e contaremos com a cobertura da imprensa.”

Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Todo mundo pode contribuir de alguma forma, diz Comandante Nádia

Slogan - O tema da campanha este ano é “Esquenta Porto Alegre” e o lema é “Tem gente que não dá bola para o frio. Juntos, nós damos”. A secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, lembrou que todo mundo pode contribuir de alguma forma. “Quando doamos uma peça de roupa, não estamos doando aquilo que não queremos mais; estamos doando carinho, solidariedade e dignidade para as pessoas. Não podemos aceitar que alguém passe frio na nossa cidade”, frisou.

Em 2017, a meta da prefeitura era arrecadar 245 mil peças; no ano passado, 255 mil; e agora a expectativa é mais audaciosa: superar em 15 mil o volume de doações. Em 2018, mais de 50 mil pessoas e 130 entidades foram beneficiadas. O vereador Reginaldo Pujol recordou que a capital gaúcha tem tradição em solidariedade. “Realizar campanhas sociais demonstra comprometimento com a missão pública e se desprender de algo seu em benefício do outro é doar um pouco de si”, completou.

Empresas que tenham interesse em patrocinar ou apoiar a campanha podem fazer contato pelo telefone 3289-2321 ou pelo e-mail campanhadoagasalho2019@portoalegre.rs.gov.br. Há duas formas de participação: parceiros que fazem campanhas internas e doam para a prefeitura (foram 31 entidades em 2018) e parceiros que disponibilizam pontos de coleta nos seus estabelecimentos (foram 52 no ano passado). Coca-Cola/Femsa, Barra Shopping Sul, Walmart e Melnick Even já confirmaram que serão parceiros. Os pontos de coleta das doações serão divulgados em breve no site da prefeitura. Todos os locais da prefeitura já podem receber as doações.

Também participaram do evento a primeira-dama Tainá Vidal; o vice-prefeito Gustavo Paim e sua esposa, Carolina Weber; os secretários municipais da Cultura, Luciano Alabarse; e do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Fernandes; o adjunto de Planejamento e Gestão, Daniel Rigon; a subdefensora pública-geral do Estado, Liseane Hartmann; o cônsul-geral da Itália, Roberto Bartot; presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues; presidente da Trensurb, Davi Borille; a presidente da Fasc, Vera Ponzio, e o vice, Joel Lovatto; o diretor-adjunto do Demhab, Amancio Ferreira; diretora do Procon Municipal, Fernanda Borges; representantes da PUC, Evelin Mendonça e Nathalia de Andrade; da Unisinos, Nestor Pilz; da OAB, Ana Cavalcante; das Lojas Renner, Arno Duarte; da Associação Brasileira de Advogados, Maria Eduarda Gasparotto e Cassiana Loro; do Sport Club Internacional, Luciana Lemos; da Manobra Solidária, Chintia Camargo; do Grupo Zaffari, Dênis Alessandro; da Amrigs, Fernanda Moreira; da CDL, Carlos Frederico; do Sindilojas, Rafael Silveira; da Coca-Cola, Sinara Oliveira; da Federação Israelita, Zalmir Chwartzmann; do Fórum de Entidades, Rose Canabarro; e da Fórmula Academia, Raquel Soares.

Elisandra Borba

Rui Felten