Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre chega a 150 mil peças arrecadadas

04/07/2019 17:19
Arte sobre foto de Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Piscina de bolinhas instalada em frente ao Paço Municipal mede os donativos

A Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre alcançou 150 mil peças arrecadadas, beneficiando mais de 24 mil pessoas vinculadas a 69 entidades. Para recompensar a solidariedade dos porto-alegrenses, a prefeitura está organizando ações gratuitas junto com parceiros. O objetivo é arrecadar 270 mil peças de roupas, novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis até 15 de agosto.

A meta das 150 mil será celebrada com um passeio de barco para 900 alunos da rede municipal, no dia 9 de julho, com a colaboração da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e os barcos Noiva do Caí, Cisne Branco, Porto Alegre 10, Bela Catarina, Barc e CAT V e CAT VIII. Já a das 125 mil peças será comemorada no dia 13 de julho com um Festival de música e mutirão de recuperação da Praça Ephraim Pinheiro Cabral, no bairro Boa Vista, em parceria com o Colégio Monteiro Lobato.

A programação pelo Guaíba marca também a inauguração da Bilheteria do Atracadouro Náutico da Orla. A marca das 100 mil foi anunciada essa semana: retomada do 14º Festival de Música de Porto Alegre após nove anos. A edição conta com a parceria da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). 

A próxima ação está marcada para este sábado, 6, para lembrar a doação de 75 mil peças. O muro da Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, receberá uma intervenção de grafite. A ação será realizada pela Coca-Cola Femsa Brasil, uma das parcerias da iniciativa da prefeitura. “A campanha deste ano criou uma rede crescente de solidariedade. Estamos com três entregas confirmadas para os próximos dias, além do Festival de Música que volta à cena cultural da cidade. Em breve vamos anunciar as próximas recompensas”, afirma o secretário municipal de Comunicação Social, Orestes de Andrade Jr. 

As atividades que marcaram as metas de 25 e 50 mil peças já ocorreram. O marco das 50 mil doações foi comemorado com um Mutirão Ecológico, no início de junho, no Parque Marinha do Brasil, em parceria com os Escoteiros do Brasil. A primeira meta, de 25 mil peças, foi celebrada com o evento Fitness Solidário, em 28 de abril, coordenado pela Diretoria de Esportes, Recreação e Lazer, com o apoio de diversas academias. 

Condições de uso - A prefeitura chama a atenção para que as peças doadas estejam em condições de uso, sem sujeira ou rasgos. Sapatos devem ter os pares. As doações serão encaminhadas para as entidades ligadas à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), já beneficiadas em anos anteriores, e as que se cadastrarem pelo e-mail campanhadoagasalhado2019@portoalegre.rs.gov.br

Eventos da Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre:
25 mil - Fitness Solidário
50 mil - Mutirão de Limpeza do Parque Marinha do Brasil
75 mil - Ação de Grafite no muro na Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha
100 mil - 14º Festival de Música de Porto Alegre
125 mil - Festival de música e mutirão de recuperação na Praça Ephraim Pinheiro Cabral
150 mil - Passeio de barco para 900 alunos e inauguração da Bilheteria do Atracadouro Náutico da Orla

 

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes