Campanha do Agasalho termina com recorde de doações e favorecidos

20/08/2019 18:18

 

Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Resultado obtido em quatro meses foi comemorado em cerimônia realizada em frente ao Paço Municipal

A Campanha do Agasalho 2019 da Prefeitura de Porto Alegre, que este ano teve como lema “Tem gente que não dá bola para o frio. Juntos, nós damos”, bateu o recorde de todas as edições, registrando o maior número de donativos (341.951 peças), de pessoas atendidas (70.683) e de entidades beneficiadas (208). A meta era arrecadar 270 mil peças. O encerramento foi feito com uma cerimônia em frente ao Paço Municipal, onde também foi aberta uma exposição de fotografias de autoria da equipe de fotógrafos da prefeitura. A mostra, instalada ao redor da Fonte da Talavera, retrata algumas das principais ações da campanha.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior agradeceu a todos os envolvidos, entre servidores, voluntários, entidades e empresas parceiras, e em especial ao servidor Odilon Laranjeiras, antigo funcionário do Executivo, que durante os quatro meses da campanha usou voluntariamente o seu horário de almoço para ajudar a separar peças doadas, na Central de Triagem, no bairro Azenha.  “Obrigado a todos que tiveram confiança em nós, da prefeitura, para entregar as suas doações e fazer com que elas chegassem realmente até aqueles que mais precisam”, afirma o prefeito. Marchezan sugere que no próximo ano seja franqueada a atividade da Federação Israelita, entidade campeã de donativos, que recolheu, em um dia inteiro, 45 mil agasalhos em três bairros da cidade. 

Solidariedade - A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, agradeceu às empresas e aos parceiros, que disponibilizaram mais de 70 pontos de coleta, e à participação voluntária da Defesa Civil, do Exército e de todas as secretarias municipais. “Superamos em muito a meta de 270 mil peças, e nossa cidade mostrou seu potencial de solidariedade. Diminuímos o sofrimento do próximo”, enfatiza. 

Emocionada, a primeira-dama do Município, Tainá Vidal, agradeceu pelos donativos - especialmente de roupas infantis - e pelo engajamento das esposas dos secretários municipais e do vice-prefeito, Gustavo Paim. “Estamos muito felizes por saber que aquecemos o coração de quem recebeu os agasalhos de boa qualidade”, diz ela. Tainá ressalta que a campanha ainda não terminou, porque há doações sendo contabilizadas e as entregas seguirão enquanto houver agasalhos disponíveis. 

A secretária de Comunicação do governo do Estado, jornalista Tânia Moreira, parabenizou a prefeitura pela ação e desejou que chegue logo o dia em que não sejam mais necessárias campanhas como esta. “As dívidas sociais são de todos nós, e sei que, se dependesse do prefeito Nelson Marchezan Júnior, elas já estariam resolvidas”, concluiu.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Paulo Kruse, afirmou que foi muito importante para a entidade ter participado da campanha e adiantou que o sindicato já está à disposição para colaborar em outras ações. “Estamos prontos para contribuir sempre. Obrigado por estarmos juntos nesta caminhada”, ressalta. 

Na cerimônia, também foram entregues placas em homenagem a três colaboradoras da Central de Triagem: as voluntárias Christy Mizushima e Cristina Hofer, e a servidora Maidi Ellwanger. 

Participaram do evento o vice-prefeito, Gustavo Paim; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel Paulo Roberto Mendes; o chefe da Casa Militar do Governo do Estado e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Julio Cesar Rocha Lopes; o vereador José Freitas; os secretários municipais de Cultura, Luciano Alabarse; de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário; de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.; de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen; o diretor-geral do Demhab, Mario Marchesan; a presidente da Fasc, Vera Ponzio; a presidente da Carris, Helen Machado; o diretor de Expansão da Corsan, Julio Hofer; a representante do Comando- Geral da Brigada Militar, Clarissa Heck; e a representante da chefia de Polícia, delegada Andrea Magno. 

Estiveram presentes também representantes dos parceiros da campanha: Melnick Even, Comando Militar do Sul, Barra Shopping Sul, Rede Walmart, Rádio Grenal, Internacional, Grêmio, Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anaps), Coca-Cola, Braspress, Unimed, Casa Maria e veículos de comunicação.

  

 

Ivani Schütz

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes