Dia De Brincar faz a festa da criançada no 4º Distrito

09/10/2019 20:09
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Primeira-dama Tainá Vidal participou das atividades com cerca de 800 crianças de sete escolas municipais

Esta quarta-feira, 9, foi um dia memorável para cerca de 800 crianças de sete escolas da rede pública municipal localizadas em bairros da região do 4º Distrito. Elas participaram da primeira edição do Dia De Brincar - Dê um Presente para o Futuro, realizado pela prefeitura e o projeto POA Solidária, com mais 42 parceiros. Levadas até o Espaço Nau, na antiga sede da Sociedade Gondoleiros, em ônibus das empresas Unesul, Ouro e Prata e Planalto, parceiras do evento, elas se envolveram em inúmeras atividades e brincadeiras em celebração ao Dia das Crianças. O Dia De Brincar é uma das ações da Campanha do Brinquedo da prefeitura e tomou conta dos dois andares do prédio de 800 metros quadrados do Nau Live Spaces, no coração do 4º Distrito.

"Foi um dia inteiro só de alegrias. Estamos muito satisfeitos e prontos para as próximas ações", disse Camila Borelli, sócia da Nau. Oficinas educativas, como a cozinha do futuro, entusiasmou Layanne, aluna de 8 anos da 3ª série da Escola Antonio Giudice, que jurava que "as bolachas e amendoim eram terra". Na dúvida, provou e aprovou. "Adorei isso tudo", contou.

As ações não pararam por aí. Uniram diversão a temas como cultura da paz, da solidariedade, voluntariado, consciência socioambiental, inovação e tecnologia. Teve filas para o pula-pula, maquiagem, corte de cabelo e bastante algazarra nas danças promovidas pela Cia. Lúdica. A menina Natielle esperou cantando a sua vez de subir no pula-pula e brincar para valer. "Que legal", falou para as colegas que aguardavam para brincar também.

O Dia De de Brincar também teve pipoca (mais de mil sacos foram servidos), água e sucos, oferecidos pela Morare Imóveis, uma das empresas parceiras. Jeferson Godoi, gerente de marketing, disse que o objetivo da Morare é fazer cada vez mais voluntariado e elogiou o evento da prefeitura com os parceiros. "Estamos muito contentes em poder ver a felicidade dessas crianças", frisou.

Balanço positivo - "A nossa expectativa foi alcançada. As crianças se divertiram muito", comemora a primeira-dama do Município, Tainá Vidal, também embaixadora da Campanha do  Brinquedo. Tainá ressalta que a corrente de solidariedade demonstra a dimensão do que pode ser feito quando muitos decidem fazer o bem. "Cada um pode prefeitar, como diz o prefeito Nelson Marchezan Júnior", referindo-se à capacidade que cada cidadão tem de contribuir com a administração pública.

O balanço do evento também foi positivo para Vânia Gonçalves de Souza, do POA Solidária. "O Nau se transformou em um verdadeiro parque de diversão e educação”, diz. Ela destaca algumas das atrações que mais agradaram à garotada de 4 a 11 anos de idade: recepção com música e brincadeiras (Cia. Lúdica, Hora do Conto - Turminha da Impacto), Projeto Conscientiza/Educação para Valorização e Descarte de Resíduos (Lucas Fontes), Sustentabilidade e Realidade Virtual - Blacksheep Project, Na Trilha dos ODSs (Agenda 2030 ONU), exposição de robótica do Colégio Província de São Pedro, piscina de bolinhas, caça do tesouro e cama elástica.

O secretário municipal da Educação, Adriano Naves de Brito, presente no encerramento, agradeceu por essa iniciativa, que levou alegria à criançada. O presidente da Associação das Empresas do 4º Distrito, Luís Carlos Camargo, também elogiou o evento e disse que a festa veio colaborar com a revitalização da região. "O bem maior é para essas crianças moradoras do 4º Distrito, que com ações assim terão um futuro melhor. Foi um grande presente da prefeitura para festejar o Dia das Crianças", diz ele. “Foi um evento muito enriquecedor, e tenho certeza de que as crianças saíram encantadas e lembrarão por muito tempo desse dia”, afirma Zanandreia Oliveira, da Daz Produtora, responsável pela organização.

Ivani Schütz

Rui Felten