Diretoria da Federação Israelita reforça parceria com o município

Eduardo Beleske/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito ressaltou contribuição da entidade com a Campanha do Agasalho

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) empossou a nova diretoria para a gestão 2019-2020 à noite dessa segunda-feira, 13. Sebastian Watenberg assume o posto de presidente no lugar de Zalmir Chwartzmann, com a meta de ampliar as parcerias estratégicas com Porto Alegre. O prefeito Nelson Marchezan Júnior prestigiou a cerimônia no Teatro da Unisinos, na zona Norte. O ato também marcou a posse dos vice-presidentes e 24 diretores da entidade.

Conforme Watenberg, a parceria com a prefeitura em projetos na área de inovação e segurança deve render frutos à capital em breve. “É o momento de intercâmbio de relações, principalmente após a reaproximação dos governos do Brasil e Israel. Em pouco tempo, usufruiremos do ecossistema de startups israelense, reconhecido mundialmente pela excelência e bons resultados tecnológicos”, afirma.

A federação é apoiadora das tratativas para o município fechar um acordo com a Autoridade de Inovação de Israel, que incentiva a criação de soluções tecnológicas à cidade, como o cercamento eletrônico. Também é parceira do Pacto Alegre, programa que pretende transformar a capital em referência global de inovação, e na Campanha do Agasalho, através do Iom Mitzvah.

Marchezan lembrou do convite recebido para participar da Conferência de Prefeitos em Israel, em fevereiro de 2018. “Tive a oportunidade de aprender muito sobre como a máquina pública - seja ela pequena, média ou grande - pode estimular de forma saudável um ambiente inovador”, relembra. “Além disso, a comunidade judaica é a campeã de arrecadação de roupas das últimas três edições da campanha municipal, mostrando a sua força para fazer o bem na sociedade”, enaltece.

Antissemitismo – Outro importante desafio que a nova direção da entidade tem pela frente é fortalecer a luta contra o antissemitismo e a intolerância entre os povos, reforçada na presença de representantes do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre. “A preservação do Estado democrático de direito é a garantia de que as minorias possam viver em paz e sem intolerância”, destaca Watenberg. “Ter canais abertos com os segmentos mais distantes de nós e dialogar com eles é nosso dever”, acrescenta o presidente em exercício da Confederação Israelita do Brasil, Milton Seligman.

Com mais de cinco décadas de tradição, a FIRS promove atividades culturais e sociais para fortalecer a identidade judaica, presente no Rio Grande do Sul desde 1904. Atualmente, cerca de 12 mil judeus vivem no estado, 95% deles na capital. No Brasil, são mais de 110 mil.

Eduardo Beleske/PMPA
EXECUTIVO
Sebastian Watenberg é o novo presidente da entidade

Perfil - Graduado em Direito, Sebastian Watenberg possui MBA em Administração de Empresas e especialização em Liderança pelo Insper. Aos 37 anos, integrou a diretoria da Câmara Brasil/Israel de Comércio e Indústria, do Comitê Judaico Americano (AJC) e do Congresso Judaico Mundial (WJC).

Biênio 2019-2020

Presidente - Sebastian Watenberg
Vice-presidente Administrativo e Financeiro - Eduardo Isdra Zachia
Vice-presidente de Segurança - Luiz Bernardo Spunberg