Gabinete de Gestão Integrada vai unir ações de segurança

Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Dados apontam que 79% dos roubos no Rio Grande do Sul ocorrem em 18 municípios

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) foi instalado oficialmente nesta quinta-feira, 25, no Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic). Ao todo, 13 autoridades de segurança do Estado se reuniram com o vice-governador e secretário estadual de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, e o prefeito Nelson Marchezan Júnior, além de dirigentes de órgãos e secretarias municipais ligadas ao tema. Nesta primeira reunião formal do GGIM, Ranolfo apresentou informações sobre a criminalidade na Capital. Baseado nestes dados, Marchezan fará um apelo ao governador Eduardo Leite para que a distribuição do efetivo da Brigada Militar e Polícia Civil seja feita por meio de critérios técnicos para as regiões com mais ocorrências criminais.

O vice-governador colocou à disposição da administração municipal o estudo feito pelo Estado sobre os últimos dez anos da criminalidade. Segundo ele, 79% dos roubos no Rio Grande do Sul ocorrem em 18 municípios, entre eles a Capital, 10 da Região Metropolitana e outros do Interior. “É louvável a iniciativa da prefeitura. É muito importante uma efetiva integração dos dados”, disse ele.

A reunião desta manhã foi a terceira com representantes de órgãos de segurança municipais, estaduais e federais para integrar ações em prol da qualificação da segurança pública na Capital. A partir de agora, os integrantes do GGIM se reunião mensalmente para analisar os dados estatísticos e ampliar a discussão e execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade. “Queremos qualificar o nosso trabalho conjunto para entregar melhores serviços de segurança pública ao cidadão, diminuindo os índices de criminalidade, como já vem ocorrendo no primeiro trimestre do ano”, afirma Marchezan. Entre os pontos destacados pelo prefeito, está a integração dos dados da criminalidade da Capital.

No próximo encontro do grupo, terão sequência as apresentações institucionais, serão definidos indicadores e analisados os testes de reconhecimento facial em parceria com o Instituto-Geral de Perícias (IGP) e as câmeras do município. Entre as pautas temáticas fixas do GGIM, estão: roubo e furto de veículos, comércio ilegal, Código de Postura, integração do sistema de informação, colaboração para punibilidade e monitoramento de invasões. Também serão tratadas ocorrências de furto de fios e cabos, transporte público, pessoas em situação de rua, flanelinhas e Copa América.

No início encontro, Marchezan lamentou a morte do soldado da Brigada Militar Fabiano Heck Lunkes, na madrugada desta quinta-feira, durante confronto com a quadrilha que atacou uma agência do Banco do Brasil em Porto Xavier. Ele foi atingido por um disparo de fuzil enquanto participava do cerco policial em um matagal.

Saiba mais – O GGIM é um fórum consultivo, vinculado ao Gabinete do Prefeito. É constituído pelos seguintes representantes de entidades e órgãos municipais: prefeito; secretário municipal de Segurança; procurador-geral ou procurador-geral adjunto do Município; secretário municipal de Desenvolvimento Econômico; secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte; titular do Comando Geral da Guarda Municipal; titular do Gabinete de Comunicação Social; titular do Centro Integrado de Comando da Cidade; titular da Empresa Pública de Transporte e Circulação e titular da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre.

No âmbito estadual, participam: Secretaria de Segurança Pública; Gabinete de Gestão Integrada; Polícia Civil; Brigada Militar; Superintendência de Serviços Penitenciários; Instituto-Geral de Perícias; Ministério Público Estadual e Poder Judiciário. No âmbito federal: Exército Brasileiro; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Força Nacional de Segurança, enquanto presente no Município; Ministério Público Federal e Poder Judiciário.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Segurança, Claudia Cristina Santos da Rocha, e o chefe de gabinete da secretaria, coronel Marco Antônio Moura dos Santos; procurador-geral adjunto Nelson Marisco; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade; de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.; de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia; o comandante da Guarda Municipal, Roben Roges; coordenador do Ceic, coronel Adriano Bokerskis; representante da EPTC, Paulo Ramires; presidente da Procempa, Paulo Roberto Miranda, e o diretor técnico, Alexandre Horn; o secretário de Estado da Segurança Pública adjunto, coronel Marcelo Gomes Frota; representante do Ministério Público Estadual e coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública; Luciano Vaccaro; pela Polícia Civil, a diretora do departamento de Polícia Metropolitana, delegada Adriana Regina da Costa. e o diretor da Assessoria Especial da PC, delegado Cristiano Alvarez; representante do Comando-Geral da Brigada Militar e comandante do CPC, coronel Rodrigo Mohr Picon; superintentende de Serviços Penitenciários, Mario Santa Maria Júnior; representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ubirajara da Costa Sales, e o chefe da Delegacia da PRF, Andre de Figueiredo D’Avila;  representante do Comando Militar do Sul e coordenador adjunto do Centro de Coordenação e Operações do CMS, coronel Newton Cleo Bochi; e a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias, Heloisa Helena Kuser.

Lissandra Mendonça

Rui Felten