Grupo de Apoio a Megaeventos volta a atuar na Capital

14/06/2019 17:49

Para fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes de Porto Alegre, o Grupo de Apoio a Megaeventos (Game), criado para a Copa do Mundo em 2014, entrará em ação novamente. Além de voluntários brasileiros, estão sendo esperados outros 50, do Uruguai, Argentina e Peru. Durante o período da Copa América, eles irão abordar moradores da cidade e turistas em busca de apoio para denúncias de casos de violação de direitos, por meio do Disque 100 ou do telefone 3289-4900. A ação integra a campanha de enfrentamento à exploração sexual, ao trabalho infantil, à venda de bebidas alcoólicas a menores de idade e ao tráfico de crianças.

Também serão feitas abordagens sociais nas ruas. Em dias de jogos, os voluntários estarão em vias públicas, bares, lancherias, restaurantes e semáforos em torno da Arena do Grêmio, da Rodoviária, do Trensurb, do Anfiteatro Pôr do Sol e nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento.

"A proteção aos direitos de crianças e jovens em megaeventos e festas populares precisa ser ampliada, porque eles ficam mais vulneráveis em grandes aglomerações”, diz o coordenador executivo de Políticas de Proteção para Crianças, Adolescentes e Idosos da Secretaria de Relações Institucionais (SMRI), Carlos Simões. Ele explica que a pessoa que ligar para fazer denúncia descreverá a situação e uma equipe da prefeitura fará a interpelação.

A ação conta com apoio das demais secretarias municipais, de organizações da sociedade civil, do Fórum Municipal das Entidades de Atendimento a Crianças e Adolescentes, da Rede Mercocidades e da Frente Nacional de Prefeitos. Já as atividades da Copa América em Porto Alegre estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

Camila Ferro

Rui Felten