Lançado marco zero para nova área de lazer na orla do Guaíba

22/04/2019 23:21

Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Planejamento para revitalizar 19 mil m² do Cais foi apresentado nesta segunda

O projeto para revitalizar uma área de 19 mil metros quadrados do Cais Mauá, no Centro Histórico, foi apresentado oficialmente aos porto-alegrenses na noite desta segunda-feira, 22. Para renovar a paisagem em 640 metros da orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro, o chamado Cais Embarcadero (ambiente que ficou conhecido durante a Copa de 2014) oferecerá uma nova opção de convivência em uma área histórica da capital. A população terá acesso a espaços para contemplar o pôr do sol, praticar esportes e usufruir restaurantes, lancherias e atividades culturais.

Além disso, estão previstos beach club com mais de 300 lugares, lojas, área de diversão para crianças, bicicletário e banheiros. Com investimento de R$ 6 milhões (em recursos privados), a primeira fase tem previsão de entrega em outubro deste ano. O conceito é inspirado em docas de diferentes partes do mundo, como Barcelona, Lisboa, Gênova e Brooklyn (Nova York). As empresas DC SET Promoções e Tornak Participações são responsáveis pelas obras.

Ao enaltecer a parceria público-privada por quatro anos para potencializar o espaço na orla, o prefeito Nelson Marchezan Júnior enfatizou que Porto Alegre necessita vencer os entraves burocráticos e caminhar para o futuro. "Precisamos derrubar os muros da burocracia e do atraso que travam o progresso da nossa cidade. As mudanças são necessárias para nos adequarmos aos tempos modernos", defende.

De acordo com Fernando Tornaim, da Tornak, o grande avanço é a possibilidade de a cidade voltar às origens e de realizar o sonho da retomada do contato com o Guaíba. Na mesma linha, Eugênio Corrêa, um dos sócios da DC SET, ressaltou o investimento dos empresários para oportunizar o novo ambiente de convivência à população.

Para o diretor-presidente do consórcio Cais Mauá do Brasil, Eduardo Luzardo da Silva, o Embarcadero tem o objetivo de acelerar a revitalização do local. "A prioridade é a restauração dos armazéns para que façamos uma entrega rápida, possibilitando que os cidadãos usufruam a margem do lago Guaíba", explicou. Ao mesmo tempo em que fomenta o uso coletivo de um espaço em que a utilidade original se perdeu, a modernização ainda cria pontos de circulação mais seguros e iluminados, onde as famílias poderão se reunir com tranquilidade.

Entre as empresas e parceiros já anunciados para o empreendimento, estão Amiche, Bah, 20barra9, Cru, Ôxiss, Just Cold, Oak  Berry, Coca Cola, Heineken, ARQ, Arquitetura Inn, Ades, Jerson Branco Advogados e Studiobah.

Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Projeto prevê áreas para esportes, restaurantes e atividades culturais

Revolução no convívio - Aguardada há mais de 30 anos, a revitalização do Cais Mauá integra o projeto Marco Zero, que envolve quatro empresas (Tornak, DC Set, Estapar e Safepark), e prevê R$ 500 milhões de investimento em 25 anos. Quando todo o complexo estiver pronto, serão mais de 181 mil metros quadrados à disposição dos porto-alegrenses, com áreas de cultura, lazer, gastronomia, turismo, negócios e eventos. Em pleno funcionamento, deverá gerar 28 mil empregos.

Gonçalo Valduga

Rui Felten