Loja Solidária recolhe doações à Campanha do Agasalho na Ufrgs

23/07/2019 16:38
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Peças arrecadadas ficam expostas e vestem manequins, como incentivo a mais doações

A primeira-dama do município, Tainá Vidal, esteve na manhã desta terça-feira, 23, na  inauguração da Loja Solidária da Campanha do Agasalho, na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A iniciativa é  uma parceria da universidade com a Prefeitura de Porto Alegre e o Shopping Total. Contribuições para a campanha serão recebidas no local e em pontos de coleta nas demais unidades da Ufrgs até 15 de agosto, quando se encerra a mobilização.

No evento, Tainá Vidal cumprimentou a universidade e disse que são atitudes como esta que “nos entusiasmam para continuarmos com a campanha, procurando levar amor e solidariedade a quem mais precisa". A primeira-dama salientou que mais de 50 mil pessoas e entidades já foram beneficiadas com as doações e afirmou que, "com certeza, a parceria da nossa querida Ufrgs já nasce vitoriosa”.

Também presente, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social e Esporte,  Moisés Fraga Gonçalves, ressaltou a importância da ação. “É um exercício de amor e caridade fundamental. A prefeitura por si só não tem condições de fazer tudo isso sozinha. Por isso, juntos somos mais fortes. E quem ganha são as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, completou.

A Loja Solidária consiste em uma instalação com manequins e peças de roupas expostas, localizada no térreo da Reitoria da universidade. O projeto foi do Escritório de Sustentabilidade da Ufrgs, coordenado pela agrônoma Andrea Loguércio. Segundo ela, a ideia é incentivar as doações a partir do cenário montado. Ela reitera que os donativos precisam ter condições de uso e serão encaminhados à Central de Triagem da Prefeitura.

A inauguração contou ainda com a presença da vice-reitora, Jane Tutikian. “É importante pontuar que este é um projeto do Escritório de Sustentabilidade para pensarmos que a sustentabilidade não é só ambiental. A sustentabilidade social precisa ter um lugar na nossa sociedade. Temos caixas para coleta em todas as unidades da Ufrgs", disse ela, pedindo que as pessoas levem suas doações onde for mais perto de suas casas.

Participaram também representantes do Shopping Total e o secretário de Comunicação Social da Ufrgs, André Iribure Rodrigues.

Ivani Schütz e Maria Emilia Portella

Rui Felten