Marchezan defende saúde financeira para qualificar serviços

18/10/2019 21:48
Jefferson Bernardes / PMPA
executivo
Prefeito participou de roda de conversa do movimento POA Inquieta, que reúne mais de mil pessoas

“Se o Estado (em qualquer esfera) não tem saúde financeira, não há como melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e criar condições para a sociedade se transformar”. A frase é do prefeito Nelson Marchezan Júnior, ao participar, nesta sexta-feira, 18, no Plaza São Rafael, das rodas de conversa do projeto POA Inquieta. O movimento coletivo reúne mais de mil pessoas, entre representantes de entidades, universidades e de ações independentes, com o intuito de estimular a cidade a se transformar positivamente.

Na avaliação do prefeito, não comprometer a máquina pública é o único caminho de mudança social e para tornar Porto Alegre referência em inovação. “O grande papel da máquina estatal é ter rigor e transparência na gestão fiscal para gerar condições de os indivíduos se desenvolverem e encontrarem suas potencialidades”, ressalta.

Para isso, foram adotadas reformas estruturais importantes nos últimos três anos, que atenderam a interesses coletivos. “As medidas permitiram à cidade reequilibrar as finanças, retomar o desenvolvimento e recuperar o orgulho dos 1,5 milhão de porto-alegrenses”, lembra Marchezan. 

Segundo ele, com a melhor relação entre receita e despesa, a Capital resgatou a credibilidade junto às instituições financeiras e voltou a tomar novos financiamentos. Até 2020, serão captados R$ 900 milhões para acabar com o desabastecimento de água no Extremo Sul, requalificar as vias e construir moradias. “Arrumamos a casa e nos permitimos sonhar com um futuro mais organizado. Nossa cidade vai melhorar de forma gradativa, e o próprio prefeito poderá governar com as contas no azul”, afirma. 

Diálogo com inquietos - O prefeito participou de nove rodas de conversa para ouvir opiniões e dialogar sobre soluções para temas importantes como saúde, educação, segurança, área social e infraestrutura e mobilidade. O POA Inquieta é um dos apoiadores do Pacto Alegre, parceria entre poder público, academia (Unisinos, Ufrgs e PUCRS), sociedade e iniciativa privada para construir um ecossistema mais acolhedor e próspero aos empreendimentos. 

  

 

Gonçalo Valduga

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes