Marchezan é condecorado pelo Comando de Policiamento da Capital

16/09/2019 14:10
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Nelson Marchezan Júnior foi homenageado com a mais alta honraria concedida pelo CPC

O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu, na manhã desta segunda-feira, 16, em solenidade no Salão Nobre da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), comenda em homenagem ao 45º aniversário do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Além do chefe do Executivo, outras autoridades também foram condecoradas com as honras do Comando. A comenda é considerada a mais alta honraria concedida pelo CPC. Tem a finalidade de distinguir oficias e praças da Brigada Militar (BM), autoridades civis e representantes da comunidade que se destacam na promoção do desenvolvimento e do reforço positivo da imagem do Comando de Policiamento da Capital.

“Estou muito orgulhoso da medalha que recebi", afirma o prefeito. Marchezan diz que o trabalho integrado entre Município e Estado pela segurança pública está tendo avanços significativos, com redução dos índices de criminalidade. “Agradeço pela defesa do interesse público acima de qualquer outro interesse, que vem norteando o trabalho da Secretaria de Segurança”, disse ele na cerimônia, dirigindo-se ao secretário adjunto da Segurança Pública do Estado, coronel Marcelo Frota.

O prefeito citou também o termo de cooperação de consultas integradas, que permite a interligação de dados entre a Prefeitura e o governo do Estado para troca de informações entre as forças de segurança, para melhorar os sistemas de inteligência. Ressaltou ainda o cercamento eletrônico da Capital como outra medida que vem trazendo boa resposta no combate à criminalidade.

O secretáro Marcelo Frota, que também recebeu a comenda, elogiou a atuação do CPC. “Estamos colhendo os resultados do trabalho integrado entre Prefeitura e Segurança Pública Estadual. A redução do número de homicídios, por exemplo, é a melhor dos últimos dez anos”, salientou, lembrando também do cercamento eletrônico feito pelo Executivo Municipal como um dos principais avanços para diminuição da violência.

A ação conjunta entre Município e Estado, com a participação da BM, da Polícia Civil, Prefeitura e Bombeiros, foi destacada igualmente pelo comandante do CPC, coronel Rodrigo Mohr Picon. “Esse trabalho está resultando numa cidade mais limpa e mais segura”, afirma.

Criado em 13 de agosto de 1974 e instalado em 16 de setembro do mesmo ano, o CPC é composto pelo 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 9º BPM, 11º BPM, 19º BPM, 20º BPM, 21º BPM, 4º Regimento de Polícia Montada (RPMon) e 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE).

Paulo Fontoura

Rui Felten