Marchezan recebe comitiva de prefeitos portugueses

04/11/2019 20:02
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Intercâmbio cultural e de conhecimentos técnicos esteve na pauta do encontro no Paço Municipal

O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu no Paço Municipal, nesta segunda-feira, 4, uma comitiva de prefeitos portugueses da região de Coimbra. Estiveram na pauta do encontro o estreitamento de relações entre Porto Alegre e Portugal e o intercâmbio cultural e de conhecimentos técnicos. Marchezan também falou aos visitantes sobre as ações do projeto Pacto Alegre e a parceria público privada (PPP) de iluminação pública - a primeira no país e que vai possibilitar investimento em torno de R$ 280 milhões.

Ao ressaltar seu empenho na busca de melhorias para Porto Alegre, o prefeito também se colocou à disposição dos portugueses. "Buscamos a inovação, e Portugal é referência para nós. Aqui, também tivemos que nos reinventar e ainda temos muitas experiências a trocar.  Estamos de portas abertas”, concluiu.

Pedro Manoel Monteiro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, destacou a aptidão da atividade turística e cultural da região. “Temos grande capacidade de inovação tecnológica e transferência de conhecimento em nível mundial, incluindo também ecoturismo, turismo religioso e de saúde”, afirmou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, é importante esse estreitamento de laços entre os países para o avanço local. "Nossa capital tem diversos pontos turísticos, e precisamos investir em ações que simplifiquem os serviços para nossos cidadãos", diz.

Estiveram presentes também a vice-cônsul de Portugal, Filipa Mendonça; o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Miguel Marques de Brito, o diretor de Articulação Institucional e coordenador de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Rodrigo Corradi; o gestor de Relações Consulares da pasta, Ricardo Schlomer; e o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro Balardin.

Rui Felten