Multinacional alemã estuda implantação de centro tecnológico em Porto Alegre

Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Capital concorre com Monterrey, no México, e São José, na Costa Rica

Porto Alegre é uma das três cidades latino-americanas que está no radar da Basf, empresa líder mundial na fabricação de produtos químicos, para sediar um novo Centro Tecnológico de Soluções Digitais da multinacional no Brasil. A Capital concorre com Monterrey, no México, e São José, na Costa Rica, para abrigar o hub de transformação digital da multinacional alemã. O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu os gerentes de Transformação Digital da empresa, Steven Scaldaferri e Alessander Oliveira, e a gerente de Recursos Humanos Renata Serra na tarde dessa terça-feira, 19, no Salão Nobre do Paço Municipal.

O prefeito apresentou a cidade em companhia do coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, e da diretoria de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Marchezan destacou todas as ações que estão transformando Porto Alegre nos últimos anos, com foco na inovação. “Não consigo falar da cidade sem falar para vocês do que estamos fazendo na gestão pública. Arrumamos as finanças, fechamos contratos sólidos e estamos projetando para o futuro próximo uma cidade muito melhor e mais organizada”, diz Marchezan.

O coordenador do Pacto Alegre apresentou os principais números e dados, que comprovam que a escolha por investir em Porto Alegre será positiva para a multinacional. “Porto Alegre hoje é a segunda cidade no país em número de startups. Tem realizado diversos Hackathons para atrair soluções inovadoras para problemas antigos e criou o Pacto Alegre, uma aliança com as três maiores universidades da cidade, a prefeitura e 85 entidades da sociedade civil. Este trabalho está começando, mas já é capaz de atrair muitos parceiros”, afirma.

Steven Scaldaferri elogiou a qualidade de trabalho e a integração da equipe do Município que, segundo ele, possui um discurso conectado com o padrão da Basf. O executivo quis saber como são tratadas as questões de sustentabilidade, segurança e educação de idiomas em Porto Alegre. “Fomos muito bem recebidos aqui. De forma ágil, com integração entre todos os setores, através de uma equipe atenciosa e num ecossistema que se encaixa com o nosso”, frisa.

O prefeito encerrou a reunião convidando a empresa para investir em Porto Alegre. “Queremos vocês aqui. Gostaríamos que fizessem parte do nosso futuro”, concluiu Marchezan.

Participaram do encontro os secretários de Relações Institucionais, Christian Lemos; do Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade; de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.; diretor de Inovação da SMDE; Rodrigo Corradi; diretor de Articulação institucional da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI), Carlos Eduardo Aranha; assessor de Inovação da SMDE, Graça Ramos; gerente de Projetos da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE), Bruno Caldas; diretor-geral de Desenvolvimento Organizacional da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), Ricardo Dastis; professor da Unisinos, Sandra Schaeffer; assessora técnica do Tecnosinos, Daniela Eckert e o líder de Prospecção e Negociação da Tecnopuc, Paulo Ardenghi.

Ivani Schütz

Taís Dimer Dihl