Nota oficial sobre conflito provocado por manifestantes na Câmara

25/03/2019 21:03

Com relação ao conflito provocado por manifestantes na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, 25, durante a votação do projeto que propõe alterações no Estatuto dos Servidores Públicos do Município, a Secretaria Municipal de Segurança Pública informa:

- O acesso foi liberado a partir das 12h30 e, para garantir a segurança da ordem pública, foi realizado o cadastro dos ingressantes que lotaram os espaços destinados ao acompanhamento da sessão. Após a lotação máxima do plenário, foram fechados os portões.

- De acordo com o comandante em exercício da Guarda Municipal, Rodrigo Meotti Tentardini, os manifestantes que ficaram do lado de fora da Câmara bloquearam a avenida Loureiro da Silva em ambos os sentidos e forçaram o portão de acesso, localizado na mesma via, na tentativa de invadir o local. Segundo o comandante, eles arremessaram pedras e três agentes da Guarda Municipal sofreram ferimentos e necessitaram de atendimento médico.

-  Em eventos e votações que exigem maior controle no acesso à Câmara Municipal de Porto Alegre, as medidas adotadas obedecem a um protocolo de segurança da presidência da Casa, executado pela equipe de Segurança Parlamentar, que solicita apoio da Guarda Municipal.

- Nesta segunda-feira, a Guarda Municipal realocou o máximo de efetivo possível, que permanecerá nas dependências do Legislativo até o final dos trabalhos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Rui Felten