Pessoas em situação de rua terão mais 30 vagas em dois albergues

02/09/2019 21:45
Cesar Lopes/ PMPA
Executivo
Acolhidos terão pernoite, alimentação, cuidados de higiene e acompanhamento especializado

Dois novos albergues entraram em funcionamento nesta segunda-feira, 2, para ampliar o atendimento a pessoas em situação de rua em Porto Alegre. Os espaços, na zona Norte e na região Central, oferecem 75 vagas cada, com serviço de acolhimento noturno personalizado, das 19h às 7h, diariamente, incluindo finais de semana. Com essas inaugurações, o Albergue Municipal (120 vagas) será fechado e a transição do serviço às novas unidades permitirá que a prefeitura ofereça 30 vagas a mais a pessoas em condições de vulnerabilidade.

O serviço resulta de parceria entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e a Associação Beneficente Projeto Restaurar, que é referência em albergagem e abrigo em Alvorada e Viamão. As novas unidades se localizam nas ruas João Simplício, 38, Vila Jardim, e 7 de Abril, 315, bairro Floresta. O modelo é o mesmo de outros três centros disponíveis, com pernoite, alimentação, cuidados de higiene, acompanhamento de profissionais especializados e encaminhamento à rede de assistência social do Município.

A contratualização é a aposta da gestão municipal para melhor atender cerca de 4 mil pessoas em situação de rua na Capital. Nesse sentido, as parcerias com a sociedade são eficazes para qualificar as entregas à população. Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, que acompanhou a abertura dos albergues, os serviços públicos não estatais trazem eficiência à máquina. “O papel da administração pública não é mais prestar diretamente o serviço, mas fiscalizar sua qualidade, o atendimento de metas e a agilidade com que ajuda milhares de vulneráveis a conquistar independência”, ressalta.

Cesar Lopes/ PMPA
Executivo
Prefeito Nelson Marchezan Júnior acompanhou a abertura das novas unidades

A novidade é que uma das casas fica na Zona Norte , região que ainda não tinha o trabalho disponível. “As equipes de abordagem social da Fasc identificaram um número crescente de pessoas nessa região que não acessavam o serviço. Agora, os usuários ganham um importante espaço de acolhida”, explica a presidente da Fundação, Vera Ponzio.

O Projeto Restaurar tem mais de cinco anos de experiência no serviço prestado na Região Metropolitana. A parceria permite que profissionais com vocação para esse tipo de atendimento estejam à disposição para atuar em conjunto com o poder público. “Temos um bom fluxo de usuários que saem dos albergues e regressam às famílias e cidades natais, ao mesmo tempo em que conseguem um emprego e voltam a ter uma vida digna fora das ruas”, diz o diretor da associação, Ricardo Poganski.

Participaram também da visita técnica os secretários municipais de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, e de Relações Institucionais, Christian Lemos.

A partir de agora, o Município conta com quatro albergues:

Albergue Acolher 1 - Rua João Simplício, 38, Vila Jardim

Albergue Acolher 2 - Rua 7 de Abril, 315, bairro Floresta