Porto Alegre adere a programa de incentivo ao turismo

31/07/2019 20:10
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Capital agora faz parte do Programa + Turismo RS, destinado aos municípios

Porto Alegre e outras 11 cidades do Rio Grande do Sul agora fazem parte do Programa + Turismo RS, que visa ao desenvolvimento do potencial turístico dos municípios. A iniciativa é parte do programa Investe Turismo Nacional e será implementada pelo Sebrae RS e a Secretaria Estadual do Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Em evento realizado nesta quarta-feira, 31, no Palácio Piratini, assinaram o acordo do Projeto Investe Turismo – Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Serra Gaúcha e Missões o ministro de Estado de Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o governador Eduardo Leite e as prefeituras de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e São Miguel das Missões, e os coordenadores do projeto pelo Sebrae Nacional e pelo Estado. 

Conforme foi anunciado pelo ministro, o investimento inicial do Programa + Turismo RS será de R$ 200 mil, que deverão ser usados no aprimoramento de estruturas das cidades para atrair e fomentar o turismo. O ministro também anunciou mais R$ 300 mil previstos para a segunda etapa do programa nos municípios. “O programa já envolve todo o potencial turístico brasileiro, e agora o Rio Grande do Sul é parte disso”, concluiu.

Para o prefeito em exercício, Gustavo Paim, o turismo é fundamental para uma cidade como Porto Alegre. “Queremos que todo o turista que passa pela cidade para visitar o segundo maior polo turístico do Brasil, que é Gramado, também fique aqui na Capital. O Ministério do Turismo é parceiro e tem interesse na execução de projetos essenciais para transformar Porto Alegre em uma cidade mais atrativa”, explica. 

O governador Eduardo Leite afirmou que a adesão ao programa vai melhorar a experiência de turismo em todo o Estado, principalmente pelas melhorias nas áreas de saneamento, transporte e infraestrutura, além dos atrativos naturais. “É uma oportunidade para o Rio Grande do Sul, que está pronto para usar o seu maior potencial e gerar riqueza para os gaúchos e para o Brasil”, ressaltou.

Mais cedo, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, entregou ao ministro um documento que alinha as principais ações que a Prefeitura vem tomando para fomentar o turismo em Porto Alegre. O material apresenta a estrutura dedicada ao setor e cita iniciativas como a eleição do Conselho Municial de Turismo (Comtur) e a elaboração de um plano de turismo para a Capital. "A colaboração com o governo federal é fundamental para o desenvolvimento de ações efetivas em prol da atividade turística. Nesse contexto, a visita do ministro Antônio representa uma oportunidade de aproximação e articulação a favor de Porto Alegre", diz Cidade.  

 

Marina Freitas

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes