Porto Alegre ganha delegacia especializada em roubo a coletivos

28/03/2019 17:16
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Marchezan ressaltou o papel da prefeitura em colaborar com as investigações

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou na tarde desta quinta-feira, 28, da solenidade de inauguração da Delegacia de Polícia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo. Um trabalho pioneiro na área da segurança, criado a partir de uma força tarefa que atua desde março de 2016. Para o prefeito, a delegacia vem para somar os esforços na segurança da população. “A prefeitura tem um importante papel de colaborar com as investigações fornecendo informações. Nosso sistema de monitoramento de placas, por exemplo, reconhece mais de 800 mil veículos por dia nos pardais e repassa estas informações para a polícia. Vamos avançar ainda na implantação de GPS em todas as linhas de ônibus, entre outras ações”, diz Marchezan.

O delegado Daniel Mendelski, titular da delegacia, destacou que uma das ações é o treinamento dos profissionais de transporte e lembrou a queda no número de ocorrências. “Em janeiro de 2016 registramos 319 roubos, enquanto em janeiro de 2019 foram 60". A demanda surgiu do contato da Polícia Civil e gestores das empresas de transporte público da Região Metropolitana, conforme explicou a chefe de Polícia Civil Nadine Anflor. “Esta é uma qualificação no atendimento ao cidadão para devolver também a ele o sentimento de justiça”, conclui.

Elisandra Borba

Matheus Beust