Prefeita em exercício participa da Festa Nacional da Cavalaria

Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Mônica Leal destacou a importância histórica das comemorações do Exército

A prefeita em exercício, Mônica Leal, participou na manhã deste sábado, 4, da Festa Nacional da Cavalaria, no Parque Osório, em Osório, no Litoral Norte. Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o evento. A data marca o nascimento do Patrono da Cavalaria, o Marechal Osório, nascido em 1808, na Fazenda Conceição do Arroio, local onde hoje está localizado o Parque Histórico. (fotos)

"São sempre muito significativas as homenagens e comemorações do Exército Brasileiro referentes a sua história, e a seus heróis, pois são feitas sempre com muito respeito e motivação", observa a prefeita em exercício. "É uma grande honra participar da Festa da Cavalaria no Parque Osório, onde, como prefeita em exercício, pude registrar ao General Mourão, ao General Leal Pujol e ao General Miotto a minha satisfação em cumprir este importante compromisso", acrescenta.

Durante a festa, foram relatados os principais momentos da vida de Marechal Osório, como as diversas participações em batalhas. Um dos momentos mais emocionantes foi a tradicional "Carga de Cavalaria", quando, em meio a explosões, os cavalarianos, junto aos blindados e aeronaves, cruzaram a galope o cenário da apresentação.

Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Participaram da encenação 507 militares, 154 cavalos, 45 viaturas e três aeronaves

O evento foi coordenado pelo Comando Militar do Sul e executado pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Osório, de Porto Alegre, a mais antiga Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro que, por duas vezes em sua história, foi comandada por Osório.

Participaram da encenação 507 militares, 154 cavalos, 45 viaturas (jipes, blindados e mecanizados) e três aeronaves. A entrada foi gratuita.

Marechal Osório - Manoel Luís Osório ingressou no Exército aos 14 anos. Participou de todas as batalhas ocorridas no sul do país e da América do Sul, como a batalha de Sarandi, na guerra da Cisplatina, em 1825; em Passo do Rosário (1828), na Revolução Farroupilha, na Batalha de Monte Caseros (1852) contra o ditador argentino Juan Manuel Rosas. Em 1856, tornou-se general e, meses depois, marechal-de-campo. Comandou as tropas brasileiras que invadiram o Paraguai, na Guerra da Tríplice Aliança, em abril de 1866.

Ele planejou a estratégia que deu vitória ao Brasil na batalha de Tuiuti, a maior do conflito.  Recebeu o título de barão e depois Marquês de Herval. Em 1878, foi nomeado ministro da Guerra.

Paulo Fontoura

Gilmar Martins