Prefeito apresenta plano de superação de rua a Direitos Humanos

Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Marchezan convidou Jair Krishke (à direita) para conhecer o projeto

A convite do prefeito Nelson Marchezan Júnior, o presidente do Movimento de Justiça e dos Direitos Humanos (MJDH), Jair Krishke, conheceu, nesta quarta-feira, 15, o Plano de Superação de Rua de Porto Alegre. Lançado em meados do ano passado, o projeto consiste em um plano robusto que desafia o poder público a avançar em seis temas estratégicos, como qualificação da abordagem, programa Moradia Primeiro, ampliação da Rede de Saúde Mental, aumento das ofertas de oportunidades, revitalização do espaço urbano e monitoramento da assistência.

O encontro ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III) do bairro Navegantes. O centro é uma das 13 unidades da prefeitura responsáveis pelo atendimento 24 horas a usuários de álcool e drogas. O local oferece assistência multiprofissional de médicos psiquiatras e clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e pedagogos.

O prefeito também detalhou outras iniciativas que prestam assistência às pessoas em situação de rua. Desde 2017, a gestão tem se dedicado a aumentar os serviços para quem mais precisa. Conforme Marchezan, é obrigação do município se preocupar em melhorar o contexto de vida dos vulneráveis. "Temos nos esforçado a colocar em prática um plano real para ajudar as pessoas, criando um caminho com início, meio e fim", afirma.

Entre as ações citadas, estão a ampliação do número de Caps pela cidade, que não era feita desde 2012; o programa Moradia Solidária, que viabiliza locações aos vulneráveis por R$ 500 de aluguel; e o trabalho realizado nos 22 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos nove Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Somente os CRAS fazem em média 10 mil atendimentos por mês. Nos CREAS, a média de mais de 4,3 mil atendimentos mensais.

Além disso, em dois meses, cinco restaurantes populares devem ser abertos de forma descentralizada na Capital. Até lá, uma carreta continuará servindo 200 refeições gratuitamente na rua, em frente ao Ginásio Tesourinha, no bairro Menino Deus.

Krishke enalteceu o empenho da prefeitura em progredir nas ações sociais e pediu atenção para que os trabalhos não parem e continuem avançando. Também participaram da reunião o presidente da Fasc, Joel Lovatto, e o secretário-geral do MJDH, Afonso Licks.

Gonçalo Valduga

Rui Felten