Prefeito expõe potencialidades da Capital a embaixadores europeus

05/12/2019 14:11
Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Diplomatas de 18 países estão fazendo incursão de uma semana no Rio Grande do Sul

O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu, nesta quinta-feira, 5, uma comitiva de embaixadores de 18 países da União Europeia (UE) para apresentar as potencialidades de Porto Alegre. O encontro, no Salão Nobre do Paço Municipal, serviu como ponto de partida para ampliar a aproximação entre a capital gaúcha e os estados-membros do bloco europeu. Liderado pelo embaixador da UE, Ignacio Ybáñez, o grupo realiza uma incursão de uma semana no Rio Grande do Sul.

Marchezan lembrou que a aprovação de reformas importantes, como a previdência municipal e a atualização da planta do IPTU, permitiu ao Município retomar o equilíbrio financeiro e impulsionar novos investimentos. “São reformas importantes, que resultarão em contas públicas no azul a partir do ano que vem. Isso possibilitou, neste ano, quase R$ 1 bilhão em financiamentos para promovermos mudanças que vão garantir um novo futuro aos porto-alegrenses”, afirmou.

O momento também é de efervescência para investimentos no ecossistema de empreendedorismo. O coordenador do projeto Pacto Alegre, professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, fez uma apresentação sobre as principais características geopolíticas e a capacidade da Capital para se tornar referência em inovação e atração de investimentos. “A Aliança pela Inovação reúne o pensamento conjunto de 85 entidades da sociedade civil organizada, do poder público e das universidades para alavancar o potencial ecossistema de startups da cidade”, ressalta. 

Nessa quarta-feira, 4, o prefeito anunciou R$ 20 milhões para a criação do Fundo de Inovação. O recurso virá de parte da venda da folha de pagamento e servirá para acelerar startups que desenvolvem soluções para os desafios da cidade. Também foram conhecidos, nesta quinta, na presença do consultor espanhol do Pacto, Josep Piquè, os novos projetos que podem se somar aos 24 que já vêm sendo trabalhados para melhorar a qualidade de vida em Porto Alegre.

Para Ignacio Ybáñez, o Brasil é um mercado importante para as relações comerciais das empresas europeias. “No caso da capital gaúcha e do Rio Grande do Sul, temos conexões históricas com o acolhimento de comunidades de diferentes países dos estados-membros, que estão muito bem representados por aqui, criando ótimas condições para investimentos do nosso continente”, finaliza o embaixador.


Comitiva de embaixadores
 

República Federal da Alemanha - Georg Wistchel


República da Áustria - Irene Giner Reichl


Reino da Bélgica - Patrick Hermann


República do Chipre - Haralambos Kafkarides


República da Croácia - Gordana Prelcec Sermek


Reino da Dinamarca - Nicolai Prytz


República da Eslovênia - Gorazd Rencelj


Reino da Espanha - José Manuel Pascual


República da Finlândia - Jouko Johannes Leinonen


República Helênica (Grécia) - Ioannis Pediotis


República da Irlanda - Seán Hoy


Grão-Ducado do Luxemburgo - Carlo Krieger


Países Baixos (Holanda) - Roderik Wols


República da Polônia - Marta Olkowska


República Portuguesa (Portugal) – Jorge Cabral


República Tcheca - Tomas Lonicek


Romênia - Stefan Mera


Reino da Suécia - Johanna Brismar Skoog

  

 

Gonçalo Valduga

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes