Prefeito participa de posse da nova presidente da Câmara

03/01/2019 18:35

Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Marchezan e governador Eduardo Leite estiveram presentes na cerimônia de posse da vereadora Mônica Leal

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou na tarde desta quinta-feira, 3, da posse da nova presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, a vereadora Mônica Leal (PP), eleita para o ano de 2019. Em seu discurso na solenidade, o prefeito ressaltou a importância do poder legislativo nas decisões que podem mudar a vida da população da Capital. “As divergências entre executivo e legislativo são sempre bem-vindas quando forem para mudar a vida real das pessoas. Não se faz um bom governo em nenhum lugar sem o embate construtivo em prol do interesse públicoâ€, diz o prefeito.

Mônica é natural de Porto Alegre, formada em jornalismo e iniciou a vida política em 1992, como assessora no gabinete do pai, o ex-vereador Pedro Américo Leal, lembrado em memória pela vereadora durante o discurso de posse. Ela será a quarta mulher a presidir o Legislativo em seus 245 anos de história. A presidente garantiu que fará uma gestão de respeito e diálogo. “Pretendo atuar de forma franca, objetiva e respeitosa, pensando no coletivo e com olhar de cidadã consciente da realidade da cidadeâ€, diz Mônica.

O vereador Valter Nalgestein (MDB), antecessor de Monica Leal na presidência da casa, destacou as mudanças na gestão, que culminaram em economia financeira para o legislativo. “Implantamos o processo eletrônico, inovamos e investimos de maneira eficiente e, com isso, conseguimos economizar R$ 35 milhões este anoâ€, explica.

O governado Eduardo Leite também esteve na cerimônia e lembrou que Porto Alegre é a Capital de todos os gaúchos e por esta razão, as pautas discutidas na Câmara Municipal são de interesse do governo. “Se Porto Alegre dá certo, o Estado está dando certoâ€, enfatiza o governador.

Também compõem os trabalhos do Legislativo da Capital em 2019 os vereadores Reginaldo Pujol (DEM) na 1ª vice-presidência e Mendes Ribeiro (MDB) na 2ª vice-presidência. Além dos vereadores Alvoni Medina (PRB), na 1ª secretaria; Paulo Brum (PTB), na 2ª secretaria; e Paulinho Motorista (PSB), na 3ª secretaria.

Elisandra Borba

Gilmar Martins