Prefeitura garante mais prazo para verba do Centro de Eventos

27/02/2019 15:44
Roberto Castro/MTur
EXECUTIVO
Paim afirma que foi vencida uma etapa importante do projeto

O vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, e a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, se reuniram com o ministro do Turismo, Marcelo Ãlvaro Antônio, nesta quarta-feira, 27, em Brasília. Na ocasião, garantiram a prorrogação da cláusula suspensiva do termo de compromisso, estando pendente a ordem de início, por parte do Governo Federal, para o uso da verba federal de R$ 60 milhões a fundo perdido para a construção do Centro de Convenções e Eventos de Porto Alegre. 

O recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Turismo, que tinha vencimento previsto para 1º de março, agora estará disponível até o início de junho. No último dia 6, o prefeito Nelson Marchezan Júnior reiterou o pedido de prorrogação do prazo para ordem de início em reuniões com o governo federal. 

"Vencemos uma primeira etapa, que nos permite seguir com nosso projeto prioritário do Centro de Convenções e Eventos e que tem todo o apoio do Ministério do Turismo", garantiu Paim. 

Roberto Castro/MTur
EXECUTIVO
Vice-prefeito Paim e secretária Juliana Castro, no Ministério do Turismo

De acordo com Juliana Castro, "a prefeitura já cumpriu com todas suas obrigações, estando o objeto apto para obter a ordem de início". 

Tendo executado todas as etapas exigidas, a prefeitura aguarda o prazo de 90 dias para liberação de recurso e ordem do início da obra do centro de eventos por parte do governo federal que, segundo o ministro, é uma obra estratégica para o Turismo de Porto Alegre.

O Centro de Eventos deverá ser erguido em uma área de 3,7 hectares, ao lado do Estádio Beira-Rio. No dia 13 de julho de 2018, foi assinado o contrato de elaboração dos projetos de arquitetura e complementares de engenharia do Centro de Convenções e Eventos.

Marina Freitas

Fabiana Kloeckner