Prefeitura quer autorização para investir R$ 130 milhões na recuperação de vias

16/10/2019 18:04
Marcela Barbosa/Arquivo EPTC PMPA
EPTC
Recurso será para obras de requalificação de ruas e avenidas da Capital

O Executivo protocolou em regime de urgência, na tarde desta quarta-feira, 16, na Câmara de Vereadores, projeto de lei para contratar financiamento de R$ 130 milhões para obras de requalificação viária estrutural e funcional de ruas e avenidas. A operação de crédito é da Caixa Econômica Federal. Também tramita no Legislativo projeto de lei que busca autorização para contratar R$ 50 milhões do Banco do Brasil para melhorias nas vias. Com esses dois investimentos, somados aos R$ 30 milhões já garantidos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Porto Alegre avança na melhora da infraestrutura viária.

Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, as reformas estruturais aprovadas pela maioria dos vereadores e o ajuste das contas públicas têm sido fundamentais para que o Município recupere a credibilidade junto às instituições financeiras. “Investiremos mais de R$ 200 milhões em recuperação estrutural das nossas ruas, que estão com 85% da sua vida útil comprometida”, destaca. O valor atende à necessidade do plano elaborado pelos técnicos da prefeitura para os próximos dez anos, que apontam R$ 200 milhões/ano, incluindo ações estruturais e funcionais.

Por falta de investimento nos últimos 20 anos, 85% da malha viária está em más condições. Nos últimos 10 anos, a média anual de aplicação de recursos no Programa de Recuperação de Pavimentos foi de R$ 10 milhões/ano. Hoje é projetado em R$ 60 milhões por ano, devido ao desgaste.

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner