Artigo: Nova Orla devolveu autoestima e o orgulho a todos nós

29/06/2019 13:30

Porto Alegre tem 247 anos. Em seu brasão, a expressão Leal e Valerosa já remonta a um posicionamento na dicotomia política da Revolução Farroupilha ocorrida no Século 19. Nossa Capital não ficou alheia à Revolução de 1923 e aos embates entre Chimangos e Maragatos que marcaram nossa história no Século 20. Muito orgulho temos das façanhas futebolísticas de colorados e gremistas ao longo de seus mais de cem anos de glórias e conquistas, forjadas em uma rivalidade Gre-Nal internacionalmente conhecida e reconhecida.

Diante de tantas divisões e maniqueísmos, uma renomada porto-alegrense consegue ser unanimidade ao completar um ano de elevação da autoestima de nossos cidadãos. Trata-se da revitalizada orla Moacyr Scliar, um parque público inaugurado em 29 de junho de 2018 e que margeia 1,3 quilômetro do Guaíba entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Referência internacional de reconversão de área pública e de projeto de parque urbano, a orla é um local de contemplação de um patrimônio imaterial da Capital e do estado: o pôr do sol do Guaíba.

São 365 dias de convivência pública e aberta a todos, mas uma história que começa anos antes, quando o então prefeito Fortunati, em 2011, teve a ousadia de contratar o projeto do urbanista Jaime Lerner. Como não poderia deixar de ser (infelizmente), sua trajetória enfrentou críticas e resistências, destacando-se o triste episódio da audiência pública de 2013, em que Jaime Lerner apresentou o projeto sob vaias e manifestações que não são condizentes com o urbanismo, a hospitalidade e a educação de nosso povo.

Tive a honra de fazer parte dessa história, acompanhando a obra e reunindo em meu gabinete secretários e técnicos das mais diversas áreas da prefeitura ao longo dos anos de 2017 e 2018, a fim de viabilizar a conclusão da obra, a inauguração da orla e a melhor fruição desse espaço público nos dias que se sucederiam. Fruto desse trabalho coletivo houve o fomento do turismo náutico, a orla foi adotada pela iniciativa privada, foram instaladas dezenas de câmeras de videomonitoramento e um posto da Guarda Municipal, e quatro bares e um restaurante passaram a operar e a bem atender a todos os visitantes.

A nossa aniversariante é responsável por verdadeira mudança de cultura, com a melhor ocupação de um espaço público em que se pode contemplar o Guaíba e seu pôr do sol com infraestrutura e segurança, de dia e de noite, reforçando o sentimento de pertencimento do porto-alegrense e devolvendo a autoestima e o orgulho a todos nós. Parabéns, orla Moacyr Scliar. Estamos trabalhando para que em breve a família aumente.

Gustavo Paim, vice-prefeito de Porto Alegre

(artigo publicado originalmente no jornal Zero Hora em 29 de junho de 2019)

Gilmar Martins