Quatro grupos habilitados para as obras do Trecho 3 da Orla

08/07/2019 10:28
PMPA/PMPA
COMUNICAÇÃO
Local vai contar com a maior pista de skate da América Latina

Três empresas e um consórcio tiveram propostas de habilitação aprovadas para as obras de revitalização do Trecho 3 da Orla do Guaíba. A análise foi concluída pela Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), nesta segunda-feira, 8, e publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As empresas Toniollo Busnello, Sultepa, Construtora Pelotense e o consórcio DT Guaíba (DP Barros e Traçado) foram habilitados e seguem participando do processo. Já as empresas Tecon - Tecnologia em Construções Ltda, e o Consórcio ACA/RGS (Portugal), foram desabilitadas. A partir de agora corre o prazo de cinco dias úteis para recursos e outros cinco dias úteis para contrarrazões, conforme o edital. 

“Das seis propostas recebidas, quatro foram habilitadas. Isso demonstra o interesse das empresas na execução das obras que, se tudo der certo, devem iniciar em agosto deste ano”, avalia o coordenador do grupo de trabalho da obra e vice-prefeito, Gustavo Paim. A próxima etapa do processo é a de abertura dos envelopes com as propostas financeiras das empresas e consórcio habilitados, prevista para o próximo dia 17, às 14h30, na rua Siqueira Campos, 1.300, sala 301. O resultado será definido com base na menor proposta de valor apresentada. 

Projeto - A área de intervenção é de 14,6 hectares ao longo da Orla, entre a foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o Parque Gigante . O projeto, de autoria do arquiteto Jaime Lerner, prevê aproximadamente 200 vagas de estacionamento no canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva, mais de 550 árvores dos tipos cedros, figueira, jerivá, cerejeira e coronilha, três estruturas de bares idênticas às já em funcionamento no Trecho 1, quadras para prática esportiva, vestiários e a maior pista de skate da América Latina certificada pela Confederação Brasileira de Skate e pelo Comitê Olímpico Brasileiro. 

Com investimento total estimado em R$ 57 milhões, a prefeitura executará a obra com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Dmae. O restante será pago pelo Tesouro Municipal. 

O Trecho 1 da Orla do Guaíba, também projetado pelo arquiteto Jaime Lerner, foi entregue revitalizado em junho de 2018. O ato marcou o reencontro da cidade com o Lago Guaíba e registra público recorde entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias durante os finais de semana.

 

 

Marina Freitas

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes