Cobrança administrativa de honorários evita ajuizamento de ações

08/07/2019 15:24

A cobrança administrativa de honorários tem evitado o ajuizamento de ações de execução de sentença contra servidores do Município. O procedimento, implementado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) em setembro de 2017, possibilita o parcelamento do valor devido por servidores a título de honorários em dez vezes, com desconto em folha. Desde que a cobrança administrativa começou a ser executada, foram arrecadados mais de R$ 100 mil.

A cobrança administrativa está prevista no artigo 105 da Lei Complementar 133/1985 e possibilita ao servidor condenado ao pagamento de honorários em ações contra o Município o parcelamento do valor devido. Além disso, o servidor não precisa arcar com os custos de honorários relativos à ação de execução de sentença e também pode evitar bloqueios de valores em conta corrente via sistema BacenJud.

De acordo com a procuradora-chefe da Procuradoria de Pessoal Estatutário da PGM, Clarissa Bohrer, a cobrança administrativa tem impacto positivo também para a administração. “Esse trabalho, que é todo executado por assistentes administrativos, contribui para diminuir a judicialização e garante o ingresso dos valores, já que o desconto é feito em folha”, explica.

A Procuradoria de Pessoal Estatutário é responsável pela defesa judicial dos interesses do Município nas ações em que se discute matéria estatutária. Atualmente, tramitam no setor cerca de 11 mil processos judiciais.

 

 

Sandra Denardin

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes