Moradores do loteamento Cootrapoa recebem matrículas

07/10/2019 14:15
PGM/PMPA
PGM
Em evento organizado pela comunidade, foram entregues 135 títulos de propriedade

Os moradores do loteamento Cootrapoa, localizado no bairro Belém Velho, receberam os títulos de propriedade de seus lotes na manhã desse domingo, 6. Organizada em cooperativa e em parceria com a Procuradoria-Geral do Município (PGM), a comunidade conseguiu a regularização jurídica do loteamento. Os primeiros moradores chegaram ao local há 23 anos. Cento e trinta e cinco matrículas foram entregues à Cooperativa Habitacional e Consumo dos Trabalhadores de Porto Alegre – Cootrapoa, em ato solene organizado pela própria comunidade.

“Hoje comemoramos mais uma conquista. Estamos recebendo a certidão de nascimento dos nossos lotesâ€, disse a presidente da Cootrapoa, Teresinha Dias Abreu, que conseguiu colocar arrumar as contas da cooperativa, que acumulava dívidas de cerca de R$1,5 milhão. “Toda essa área estava indo a leilão, tínhamos enormes dívidas trabalhistas e com o fisco. Nossos sócios estavam prestes a perder suas residências e sequer tinham conhecimento. Graças à confiança dos nossos associados, conseguimos nos reerguer e chegar até aquiâ€, concluiu.

O exemplo de superação da comunidade foi enfatizado pela procuradora-geral adjunta de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente durante o ato de entrega dos títulos de propriedade. “A história da Cootrapoa é complexa, como todas são, mas tem uma peculiaridade: a cooperativa foi muito desacreditada. Nós precisamos acreditar mais. As pessoas são capazes, conseguem se organizar. Se cada um fizer seu papel no processo de regularização, dá certo. Agora vamos paulatinamente avançando nas melhorias. Vamos acreditar que as coisas vão acontecer porque, sim, as coisas acontecem quando nós temos fé e comprometimentoâ€, diz Simone.

O superintendente de Ação Social e Cooperativismo do Demhab, Emerson Correa, destacou o papel das cooperativas no combate ao problema habitacional. “O que está acontecendo aqui hoje é um exemplo do que nós, do Demhab, acreditamos como solução para a regularização fundiária e para o problema habitacional em Porto Alegre: uma política sólida sobre coopeativismo. As cooperativas buscam sinergia e fazem com que as pessoas cooperem em direção ao objetivo de todos, abracem o cooperativismo habitacional e busquem, quem sabe, novas conquistasâ€, aconselha.

A cerimônia contou ainda com a presença do coordenador de Correição da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Sander Cassep Fonseca, representando a corregedora-geral do TJ, Denise de Oliveira Cezar, da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Fernanda Machado Inácio, com a equipe técnica contratada pela Cooperativa para projetos urbanísticos.

Sandra Denardin

Andrea Brasil