Borboletas do Parque Saint'Hilaire são atração em trilha guiada

Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Grupo de cerca de 40 pessoas participou da primeira edição do projeto

Cerca de 40 pessoas participaram, na tarde desta segunda-feira, 17, da primeira edição do projeto Borboletas do Parque Saint'Hilaire. A atividade é resultado de parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) com o Laboratório de Ecologia de Insetos da Ufrgs. Foi uma visita guiada por trilha sinalizada com placas, em que os participantes identificaram as espécies, conheceram a diversidade de borboletas da área e interagiram com a natureza.

O projeto se iniciou com a instalação de 26 placas contendo imagens de diversas espécies de borboletas identificadas no parque. Antes da trilha, os participantes ouviram a professora Helena Romanowski, da Ufrgs, sobre a ordem de insetos Lepidoptera, que inclui as borboletas e mariposas. Os lepidópteros compõem a segunda maior diversidade de insetos do planeta. Seu ciclo de vida passa por uma metamorfose completa: ovo, lagarta, pupa e adulto.

Gabriela Trentini, estudante de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, visitou o parque pela primeira vez nesta tarde, instigada pela proposta da atividade. “A preparação teórica, por meio da palestra da professora, antes da trilha, foi fundamental. Aprendi a diferença entre borboleta e mariposa e pude observar com maior consciência as diferentes espécies encontradas no parque”, disse ela.

O Parque Natural Saint’Hilaire localiza-se na avenida Senador Salgado Filho, 2785, parada 38, em Viamão.

Aline Czarnobay

Rui Felten