Começa o plantio de 610 mudas como compensação das obras do Clínicas

09/07/2019 17:07
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Diversas vias da cidade receberão árvores nativas, como o ipê-amarelo e o jacarandá
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) autorizou o início, nesta terça-feira, 9, do plantio de 610 mudas de árvores nativas em diversas ruas da cidade. Os plantios referem-se à compensação ambiental das obras de ampliação em 70% do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, autorizadas em 2014. 
 
Do total, 128 mudas de árvores serão plantadas em vias no entorno do hospital. A avenida Juca Batista receberá o plantio de 177 mudas e outras 305 árvores estão sendo plantadas na área interna do empreendimento. A compensação por plantio de árvores em área pública é resultado de acordo firmado entre o Ministério Público Federal, Procuradoria da República do Rio Grande do Sul, Núcleo do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultura e a prefeitura.
 
Receberão plantio no passeio público diversas vias, como Bagé, Botafogo, Doutor Voltaire Pires, Felipe de Oliveira, General João Telles, Itaboraí, Giordano Bruno, João Pessoa, Ramiro Barcelos, Santana, Sofia Veloso e Octávio Correa, dentre outras. A Equipe de Planejamento e Implantação da Arborização estabeleceu as diretrizes para os trabalhos e está realizando, desde a última sexta-feira, 5, abordagens prévias aos moradores, de forma a esclarecer sobre os plantios que estão ocorrendo em frente às residências. 
 
As mudas, de diversas espécies, como chal-chal, pata de vaca, sibipiruna, pau-ferro, ipê amarelo, jacarandá e quaresmeira, devem ter altura mínima de 1,80 metro, receber tutores e ser plantadas em solo fertilizado. O secretário Germano Bremm destaca a importância das árvores para a cidade, lembrando seu papel fundamental na retenção de gás carbônico, na melhoria da qualidade do ar e do solo, na manutenção da biodiversidade e no embelezamento das ruas.

 

Aline Czarnobay e Cibele Carneiro

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes