Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Divulgadas regras para o bom uso da Orla Moacyr Scliar

10/08/2018 15:46
Joel Vargas / PMPA
 ORLA DO GUAÍBA
Trecho do Parque Urbano recebe, em média, 50 mil pessoas a cada final de semana

Entregue oficialmente à população no dia 29 de junho, o parque urbano da Orla Moacyr Scliar tem recebido uma média de 50 mil pessoas por final de semana. Para convivência em um espaço público compartilhado, voltado para o lazer e o contato com a natureza, é necessário que sejam observadas regras para o bom uso. Com este objetivo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) está divulgando um breve manual de boas práticas para os usuários do parque, destacando aspectos relativos ao zelo pelo espaço e a convivência respeitosa. Serão colocadas placas educativas ao longo do parque.

 
Regras para bom uso do Parque
 
Recolha o lixo produzido, descarte nas lixeiras ou leve consigo para o descarte adequado.
Conduza seu animal de estimação na guia e recolha seus dejetos.
Utilize bicicleta apenas na ciclovia. É proibido andar de bicicleta no interior do parque. Deixe-a no bicicletário ou a conduza a pé.
É proibido entrar na água ou banhar-se.
É proibido fazer churrascos e fogueiras, assim como qualquer outra atividade que possa implicar risco.
É proibido utilizar buzinas, alto-falantes ou aparelhos amplificadores de som. Exceção apenas para ação previamente autorizada.
É proibido andar de skate. Indica-se o uso da av. Edvaldo Pereira Paiva aos finais de semana e a pista localizada no Parque Marinha do Brasil.
São proibidos vendedores, ambulantes, camelôs ou qualquer outra prática de comércio.
São proibidas ações promocionais de qualquer natureza, bem como panfletagem, uso de banners e tendas. Exceção apenas para ação previamente autorizada.
É proibido circular com veículos no Parque. Apenas Guarda Municipal e Brigada Militar podem se deslocar com motocicleta.

É proibido desenvolver atividades que impeçam a livre circulação ou provoquem impactos que perturbem o convívio no parque.


Legislação - O decreto nº 17.986, de 2012, dispõe sobre o regulamento dos parques urbanos e praças, bem como as sanções previstas.

Parque Urbano – Inaugurada oficialmente em 29 de junho, a Orla Moacyr Scliar – primeiro trecho do Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba – recebe em média 50 mil visitantes a cada fim de semana. Tornou-se programa de lazer para milhares de gaúchos, mesmo nos dias frios do inverno. Pela Lei 12.402, de 23 de abril de 2018, o trecho foi batizado em homenagem ao médico e escritor porto-alegrense. Conta com ciclovia e passeio público, mirantes, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, quatro bares e um restaurante panorâmico. Orçada em R$ 71 milhões, a obra projetada pelo arquiteto Jaime Lerner foi executada com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).


O Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba totaliza 56.700 metros quadrados. O segundo trecho planejado está entre a chamada Rótula das Cuias e o Anfiteatro Por do Sol e deverá contar com espaços de lazer. O terceiro compreende o trecho entre o Anfiteatro Por do Sol e o Parque Gigante do Sport Club Internacional e deverá dispor de áreas de lazer e espaços para a prática de esportes. Está previsto, ainda, um quarto trecho, até o Arroio Cavalhada.
 



 

 


 

 

Denise Righi