DMLU participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

14/09/2018 08:35
Joel Vargas / PMPA
 ORLA DO GUAÍBA
Navegadores dos clubes náuticos farão a limpeza e catação de resíduos nas águas do Lago Guaíba

Neste sábado, 15, Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, o World Cleanup Day, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estará no Pontal do Estaleiro com o estande Estação DMLU, a partir das 14 horas. A ação tem a parceria da ONG Toda Vida, Greenpeace e apoio dos clubes náuticos de Porto Alegre. Neste dia os navegadores dos clubes náuticos farão a limpeza e catação de resíduos dispostos irregularmente nas águas do Lago Guaíba e na sua orla.

Após a coleta dos resíduos, serão contabilizados os sacos de lixo recolhidos e feita a avaliação da catalogação deles. Todo o lixo será catalogado por metodologia desenvolvida pela ONU e servirá de subsídio para estudos. Todos os resíduos serão centralizados ao lado do Museu Iberê Camargo no Pontal do Estaleiro. Ao final da ação, o DMLU fará a coleta do material e a destinação adequada. A catação nas águas do Guaíba contará com auxílio de veleiros, lanchas, jet-skis, caiaques, canoas e SUP.

“Este é um movimento ímpar para a cidade, pois o Lago Guaíba recebe resíduos que não consegue decompor, como os plásticos, pois a população ainda descarta incorretamente os resíduos que produz”, enfatiza Patrícia Antunes Russo, coordenadora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU. De acordo com a coordenadora, é necessário chamar a atenção de cada indivíduo sobre o destino do seu resíduo e o impacto que causa às águas, como meio eficaz para que se mude esta realidade.

A Estação DMLU é um estande para eventos com exposição de diversos materiais e informativos sobre o caminho dos resíduos na cidade de Porto Alegre, tendo por objetivo mostrar o destino dos materiais recicláveis, dos resíduos domiciliares e rejeitos. O World Cleanup Day é um movimento internacional visando à conscientização da sociedade para o fim do descarte irregular de resíduos e conta com 150 países participantes, 268 cidades no Brasil e 20 somente no Rio Grande do Sul. Ao final da ação, a partir das 17 horas, haverá show musical com enfoque ambiental. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Denise Righi