Educação Ambiental atua na orla neste domingo

19/08/2018 09:35
Eduardo Beleske / PMPA
ORLA DO GUAÍBA
Parque urbano tem recebido uma média de 50 mil pessoas por final de semana
Para convivência em um espaço público compartilhado, voltado para o lazer e o contato com a natureza, é necessário que sejam observadas regras para o bom uso. Com este objetivo, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) atua neste domingo, 19, na Orla Moacyr Scliar, divulgando boas práticas para os usuários do parque, destacando aspectos relativos ao zelo pelo espaço e a convivência respeitosa.

Regras para bom uso do Parque

- Recolha o lixo produzido, descarte nas lixeiras ou leve consigo para o descarte adequado.
- Conduza seu animal de estimação na guia e recolha seus dejetos.
- Utilize bicicleta apenas na ciclovia. É proibido andar de bicicleta no interior do parque. Deixe-a no bicicletário ou a conduza a pé.
- É proibido entrar na água ou banhar-se.
- É proibido fazer churrascos e fogueiras, assim como qualquer outra atividade que possa implicar risco.
- É proibido utilizar buzinas, alto-falantes ou aparelhos amplificadores de som. Exceção apenas para ação previamente autorizada.
- É proibido andar de skate. Indica-se o uso da av. Edvaldo Pereira Paiva aos finais de semana e a pista localizada no Parque Marinha do Brasil.
- São proibidos vendedores, ambulantes, camelôs ou qualquer outra prática de comércio.
- São proibidas ações promocionais de qualquer natureza, bem como panfletagem, uso de banners e tendas. Exceção apenas para ação previamente autorizada.
- É proibido circular com veículos no Parque. Apenas Guarda Municipal e Brigada Militar podem se deslocar com motocicleta.
- É proibido desenvolver atividades que impeçam a livre circulação ou provoquem impactos que perturbem o convívio no parque.

Legislação - O decreto nº 17.986, de 2012, dispõe sobre o regulamento dos parques urbanos e praças, bem como as sanções previstas.

Parque Urbano - Inaugurada oficialmente em 29 de junho, a Orla Moacyr Scliar – primeiro trecho do Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba – recebe em média 50 mil visitantes a cada fim de semana. Tornou-se programa de lazer para milhares de gaúchos, mesmo nos dias frios do inverno. Pela Lei 12.402, de 23 de abril de 2018, o trecho foi batizado em homenagem ao médico e escritor porto-alegrense. Conta com ciclovia e passeio público, mirantes, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, quatro bares e um restaurante panorâmico. Orçada em R$ 71 milhões, a obra projetada pelo arquiteto Jaime Lerner foi executada com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

O Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba totaliza 56.700 metros quadrados. O segundo trecho planejado está entre a chamada Rótula das Cuias e o Anfiteatro Por do Sol e deverá contar com espaços de lazer. O terceiro compreende o trecho entre o Anfiteatro Por do Sol e o Parque Gigante do Sport Club Internacional e deverá dispor de áreas de lazer e espaços para a prática de esportes. Está previsto, ainda, um quarto trecho, até o Arroio Cavalhada.

Andrea Brasil