Estudantes plantam 200 mudas de árvores na Restinga

Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Cerca de 300 alunos participaram do plantio de 200 mudas de árvores

Cerca de 300 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pessoa de Brum e do Instituto Federal participaram nesta sexta-feira, 7, do plantio de 200 mudas de árvores nativas no Distrito Industrial da Restinga, na rua Alberto Hoffmamm. A atividade ocorreu em duas etapas, uma pela manhã e outra no início da tarde.

As mudas, provenientes do Viveiro Municipal, são de 34 diferentes espécies, como catiguá, batinga, pitangueira, guabijú, capororoca, caroba, cocão e araçá-amarelo. Alice Silva da Silveira, 13 anos, aluna do oitavo ano, nunca tinha plantado uma  árvore e comemorou a experiência. “Quando passar por aqui, daqui alguns anos, a árvore estará grande e eu saberei que a plantei. Achei muito legal’”.

A atividade integra a programação da 35ª Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e contou com apoio do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip) Regional e da empresa Profill Engenharia e Ambiente.

No ato do plantio, a equipe da  Unidade de Educação Ambiental informou os estudantes sobre a espécie que estava  sendo semeada, os motivos da escolha e os serviços ambientais que as árvores cultivadas prestarão ao meio ambiente. Como continuidade do trabalho, os professores da escola organizam debates e discussões sobre a arborização.

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl