Fotografia é usada como ferramenta de educação ambiental

14/06/2019 12:03
Rogério Machado/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Alunos da Escola Cidade Jardim participaram da primeira edição do Projeto DiverCidade

Com máquinas fotográficas em punho, 20 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cidade Jardim, no bairro Nonoai, saíram às ruas na tarde dessa quinta-feira, 13, com a missão de buscar um novo olhar sobre a região em que se localiza a escola, observando a fauna e flora.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), o Projeto DiverCidade  se propõe a integrar o uso de ferramentas tecnológicas, como a fotografia, com a educação ambiental, unindo teoria e prática. “A ideia é que os alunos estejam abertos a  ver a diversidade da cidade, observando o entorno da escola como um novo ambiente ”, explica Rogério Machado, da equipe da Unidade de Educação Ambiental.

Antes de saírem a campo, os alunos do quarto ano receberam informações sobre arborização, espécies mais comuns na região, diferença entre  árvores nativas e exóticas, descarte de resíduos, além de breves noções sobre fotografia. “A experiência foi muito legal, porque a gente vem todo dia aqui, mas não percebe estas plantas e animaizinhos que hoje fotografamos”, afirmou a aluna Fabiana, de 9 anos.

Num segundo momento, a equipe da Unidade de Educação Ambiental retornará à escola para concluir a atividade. As espécies fotografadas serão identificadas e será organizada uma exposição com as fotos dos alunos.

“A atividade foi nota 100. Uma coisa é a teoria em sala de aula e outra coisa é esta interação, com os alunos na rua, vendo as árvores e as plantas, com sua diversidade de cores, tamanhos e texturas, concluiu a professora Terezinha Souza.

Aline Czarnobay

Rui Felten