Humaitá sedia segunda oficina do Plano Diretor

19/10/2019 18:16
Joel Vargas / PMPA
Executivo
Encontro reuniu lideranças comunitárias e representantes de associações de bairros

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em parceria com a Região de Planejamento 2 (RP) do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) promoveu, na manhã deste sábado, 19, a segunda Oficina Temática Territorial de revisão do Plano Diretor. O encontro, que reuniu lideranças comunitárias e representantes de associações de bairros, teve como público-alvo representantes dos bairros Farrapos, Humaitá, Navegantes, São Geraldo, Anchieta, São João, Santa Maria Goretti, Higienópolis, Boa Vista, Passo D’Areia, Jardim São Pedro, Jardim Floresta, Cristo Redentor, Jardim Lindoia, São Sebastião, Vila Ipiranga, Jardim Itú e Jardim Europa.

Durante o evento, realizado no CTG Vaqueanos da Tradição, os participantes foram divididos em três grupos para que, em mapas, identificassem carências, vocações e potencialidades da região, que corresponde a 16,83% do território de Porto Alegre, sendo 7,61% no continente e 9,22% nas ilhas. As ilhas terão uma Oficina exclusiva, no dia 9 de novembro.

A ação tem como foco principal alinhar estratégias para identificar os conflitos e potencialidades de cada região, bem como traçar coletivamente os desafios e oportunidades de cada bairro na revisão do Plano Diretor.

O secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, ao abrir os trabalhos destacou a importância das propostas que servirão de base para a revisão do Plano Diretor, por meio de um trabalho que envolva a participação dos cidadãos . “Assim conseguiremos localizar as principais demandas e prioridades de cada regiãoâ€, afirma sobre a iniciativa que envolve, além das oficinas territoriais e temáticas, estudos técnicos, audiências públicas, conferências e consultas públicas.

A chefe da Unidade de Estudos Urbanos da Smams, Vaneska Paiva Henrique, explicou que ouvir os anseios da população é fundamental. “Para melhor escutar a população desta região, entendemos como adequado dividir essa oficina em duas partes, uma para o Continente e outra para as Ilhas, permitindo uma discussão mais precisa.â€

Ao público presente, Vaneska explicou os fundamentos do Plano Diretor, que tem a premissa legal de organizar as áreas de Porto Alegre e orientar como elas podem ser utilizadas, destinando locais adequados para indústrias, comércio, praças, residências, escolas e postos de saúde, entre outros.

O conselheiro titular da RP 2, Adroaldo Venturuni Barboza, percebeu a presença, na oficina, de muitas pessoas que não têm o hábito de participar desse tipo de encontro. Alguns levaram propostas, outros simplesmente queriam ouvir os representantes da administração municipal. “É importante porque estamos discutindo questões fundamentais para o futuro. E quem participar de forma propositiva poderá cobrar lá adiante, em 2030, pois essa discussão é diferente do Orçamento Participativo", explica.

Também participou da oficina o vereador Alvoni Medina.

Para saber mais sobre a revisão do Plano Diretor, clique aqui.

Confira a programação das próximas oficinas:

- 23/10: RP 6, das 18h30 às 21h30, na Cecopam (rua Arroio Grande, 50 – Cavalhada)

- 24/10: RP 5, das 18h30 às 21h30, no Auditório do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul - Postão da Cruzeiro (avenida Moab Caldas, 400 - Santa Tereza – em frente à Escola Alberto Bins)

- 26/10: RP 8, das 8h30 às 12h, na Associação Comunitária Núcleo Esperança (estrada João Antônio da Silveira, 2500 – Restinga)

- 26/10: RP 4, das 14h às 17h30, na CEJAK (avenida Joaquim Pôrto Vilanova, 143 - Bom Jesus)

- 31/10: RP 1, das 19h às 22h, no Plenário Otávio Rocha e no Salão Adel Carvalho, da Câmara Municipal (avenida Loureiro da Silva, 255)

- 31/10: RP 3, das 19h às 22h30, na Paróquia Santa Rosa de Lima (avenida Bernardino de Oliveira Paim, 82 – Bairro Santa Rosa)

- 9/11: RP 2 - Ilhas, das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada)

Clique aqui para conferir em qual RP está o teu bairro.

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl