Inscrição para castração de animais será nesta quarta-feira

16/10/2019 08:58
Joel Vargas/Arquivo PMPA
EXECUTIVO
O serviço é voltado a tutores de animais com cadastro no NIS
A Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA) receberá nesta quarta-feira, 16, inscrições para a castração de cães e gatos (machos e fêmeas). Os interessados devem registrar protocolo pelo telefone 156 da prefeitura, e os procedimentos, de até três animais por tutor, serão realizados na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). A ação é voltada aos animais de famílias inscritas no Cadastro Único, mediante apresentação do Número de Identificação Social (NIS) ou Bolsa Família.  
 
O agendamento será confirmado de acordo com a ordem de entrada dos protocolos. O solicitante será informado posteriormente sobre a data e o horário marcado para a realização da esterilização. O transporte dos animais até as instalações da Usav, na Lomba do Pinheiro (estrada Bérico José Bernardes, 3489), deve ser realizado exclusivamente pelos tutores, que deverão assinar termo autorizando a castração.
 
Balanço – "De janeiro a setembro deste ano, já foram realizados 3.456 procedimentos de esterilização", lembra o gestor da DGDA, Bruno Wagner. A proposta da prefeitura é ampliar a oferta destes serviços com a contratualização do gerenciamento e operacionalização da Usav. O número de castrações poderá superar 8 mil ao ano, permitindo serviços que hoje não são feitos, como cirurgias ortopédicas (240 por ano), exames diagnóstico (4.116 por ano), exames de imagem (2.760 por ano), sorologia FIV e Felv (240 por ano) e quimioterapia (240 por ano). 

  

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes