Jovens que cumprem medidas socioeducativas participam da Virada Sustentável

05/04/2019 18:58
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Adolescentes assistidos pela Fasc tiveram capacitação sobre sustentabilidade

A Virada Sustentável, evento de mobilização com foco nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), teve sua abertura oficial na manhã desta sexta-feira, 5, no Theatro São Pedro. Cerca de 400 pessoas participaram do seminário de abertura Poa Inquieta. “A agenda ambiental é transversal e a sustentabilidade perpassa a questão ambiental. Ela envolve vários entes e cada um contribui da forma que pode. Juntos se constrói um mundo melhor. Neste ano, a prefeitura é coorganizadora da Virada e conseguimos articular a participação de jovens que cumprem medidas socioeducativas”, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes.

A Virada Sustentável vai até domingo, 7, e conta com 175 atrações, todas gratuitas.

Programação - Dezessete pessoas participaram de capacitação sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU  que norteiam a Virada Sustentável. A atividade ocorreu na praça Júlio Mesquita e envolveu adolescentes sob assistência do Programa de Medidas Socioeducativas  da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Com realização da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI) e da Smams, a atividade trabalhou temas como redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis e ação contra mudança global do clima. Após a oficina, os jovens puderam interagir com estruturas hexagonais instaladas na orla.  São 12 lados de 60 cm cada, medindo 1m60cm no total, sendo fixada em eixo com rolamentos para giro de 360º num ângulo de 45 graus e o público poderá fazer girar a estrutura hexagonal, visualizando todos os lados da peça, nos quais serão afixadas imagens de artistas.

No domingo, 7, a Unidade de Educação Ambiental da Smams, promove, a partir das 9h, edição especial do projeto Trilhando os Parques, no Parque Farroupilha (Redenção), com saída junto ao Monumento Expedicionário. A trilha é voltada aos alunos, professores e coordenadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

A programação completa pode ser conferida neste link.

Aline Czarnobay

Gilmar Martins