Me Adota? já assegurou um lar para 115 animais neste ano

Ari Teixeira/Smams PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Amarelinho é um dos 63 cães que aguardam por adoção na Usav

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) já assegurou, de janeiro até a primeira quinzena de novembro, um novo lar para 115 cães e gatos acolhidos no albergue provisório da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav). Em função da instabilidade do tempo, com muitas chuvas e frio, a busca por adoção se reduziu muito nos dois últimos meses. A coordenadora do programa Me Adota?, médica veterinária Juliana Herpich, alerta que, com a proximidade das festas natalinas e o período de férias, aumentam os riscos de abandono.

Segundo Juliana, embora sem estatísticas oficiais, sabe-se que muitas pessoas que adquiriram mascotes por impulso acabam por descartá-los após breves períodos de convivência. “Não devemos tratar um ser vivo igual a um brinquedo. Nossos bichos têm sentimentos e, se os acolhemos, passam a integrar a família”, explica. E complementa: "O correto é levar o assunto a uma discussão com todos em  casa e não insistir por uma decisão pessoal, pois o convívio forçado pode gerar situações desagradáveis para todos, sobretudo para o animal, o único que não optou por estar ali."

O gestor da Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA), Bruno Wagner, explica que interessados em adotar na Smams sempre passam por uma entrevista e uma visita aos 63 cães e dois gatos disponíveis. “Quando nos procuram, buscamos oferecer aquele pet que mais se adapte aos espaços e também, ao perfil de cada lar”, explica.

Nas ações da Usav, especialmente em regiões de extrema vulnerabilidade, muitas vezes são encontrados dezenas de animais de raça. Uma moradora das proximidades da Vila Nazaré, Inês Campagni, conta que, seguidamente, ao ver automóveis partindo em alta velocidade, sabe que logo em seguida surgirá um animal abandonado. “Acabam acolhidos pela comunidade carente, mas solidária com os bichos”, lembra.

Dicas - Para evitar situações de abandono, a equipe de veterinários recomenda cuidados básicos. Um animal vive, em média, 15 anos e, neste período exige atenção, cuidados como vacinas, alimentação adequada e carinho. Logo após o quarto mês, no caso de filhotes, é recomendável a castração, que evita doenças e ajuda no controle populacional de animais. "Além disso, todo filhote, seja ele com ou sem raça definida, cativa pela alegria e beleza. Mas adotar sem saber como ficará no futuro, qual o tamanho e quantidade de ração que consumirá, é um risco. Adotar um animal adulto, por exemplo, evita esse problema”, acrescenta Wagner.

Guia - Em locais públicos, nos passeios diários, mantenha sempre o cão preso à guia, evitando fugas e assegurando a segurança do pet e de todos que frequentam os parques e praças da cidade. É fundamental que seja identificado com plaqueta, constando nome, telefone ou microchip.  Abandono é  crime previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998 e na Lei Municipal 694/2012. Denúncias podem ser encaminhas via 156 – Fala Porto Alegre.

Adoção - Interessados em adotar os animais disponibilizados no abrigo temporário da DGDA devem se dirigir à Estrada Bérico José Bernardes, 3489 (Lomba do Pinheiro), nos horários das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Os documentos necessários são comprovante de endereço e documento de identidade. No Facebook, a Smams disponibiliza um álbum atualizado com fotos e características dos animais para adoção.

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl