Obras de drenagem e novo calçamento do Parcão são entregues

17/12/2018 17:05

Na tarde desta segunda-feira, 17, o vice-prefeito Gustavo Paim, acompanhado dos secretários do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Maurício Fernandes, e de Serviços Urbanos (Smsurb), Ramiro Rosário, participou do ato oficial de entrega das obras de drenagem do Parque Moinhos de Vento (Parcão).

“Acreditamos muito na evolução de Porto Alegre. Este desenvolvimento só pode ser viabilizado com parcerias. Todas estas obras, a drenagem, a pista de caminhada, os verdes complementares, representam a entrega de um espaço muito mais qualificado para cidade. A parceria não é para o governo, é para os porto-alegrenses. Todos temos que agradecer aos adotantes e enaltecer a iniciativa”, destaca o vice-prefeito.

A obra é resultado de parceria entre Smams, SMSUrb e adotantes do parque, as empresas  Melnick Even, Grupo Dimed (Panvel), Grupo Zaffari e Hospital Moinhos de Vento. Os investimentos foram de cerca de  R$ 174 mil, divididos entre a prefeitura e os adotantes.  Além da drenagem, os adotantes entregaram a nova pista de caminhada, com 490 metros lineares (área total de 1.780m²), a qual teve um custo de cerca de R$ 300 mil, e paisagismos do canteiro central da avenida Goethe, entre as ruas 24 de outubro e Mostardeiro, e do triângulo da rua Mostardeiro.

“Temos no Parcão uma adoção muito bem sucedida. A prefeitura não disporia do valor total necessário para realizar estas melhorias, por isso as parcerias são tão importantes. Todas as propostas para qualificar os espaços públicos são vistas como uma oportunidade e analisadas. Estamos avançando e queremos avançar mais, agora com o projeto das concessões, enviado à Câmara de Vereadores”, enfatiza o secretário da Smams, Maurício Fernandes. “Este é um momento de agradecer. Que muitas outras parcerias sejam firmadas e possamos entregar melhorias como essas”, complementa o secretário da Smsurb, Ramiro Rosário.

Drenagem

As obras de drenagem foram divididas em duas partes:

-  Parte 1 (avenida 24 de Outubro e rua Comendador Caminha)

1. Escavação e remoção dos resíduos

2. Enrocamento com brita (blocos de pedra para servir como lastro à fundação de obra hidráulica)

3. Assentamento de aproximadamente 112 metros de tubos de concreto

4. Execução de radier (lajes de concreto armado) e envelope da rede executada para proteção em relação às raízes das árvores

5. Execução de quatro poços-de-visita

6. Reaterro com saibro

7. Execução de três bocas de lobo

- Parte 2 (rua Mostardeiro esquina avenida Goethe)

8. Escavação e remoção dos resíduos

9. Enrocamento com brita;

10. Fornecimento e assentamento de aproximadamente 90 metros de tubos de concreto

11. Execução de radier e envelope da rede executada para proteção das raízes das árvores

12. Execução de três poços-de-visita

13. Reaterro com saibro

14. Execução de dez bocas de lobo

15. Repavimentação com basalto regular

Participaram do ato o presidente da Melnick Even, Milton Melnick, o diretor do Grupo Dimed (Panvel), Eduardo de La Selva, o diretor do Grupo Zaffari, Cláudio Zaffari, e o superintendente administrativo do Hospital Moinhos de Vento, Evandro Moraes. “Para 2019, teremos novas intervenções. Queremos recuperar o moinho e o lago do Parcão”, anuncia Cláudio Zaffari.

A adoção do Parcão representa investimentos de cerca de R$ 585 mil reais ao ano por parte das quatro empresas e inclui a manutenção do espaço com serviços de  poda, rega, capina, corte de grama, limpeza e paisagismo

Gilmar Martins