Orla Moacyr Scliar completa um ano como área de convívio e lazer

28/06/2019 18:17
Alex Rocha/PMPA
COMUNICAÇÃO
A Orla revitalizada reaproximou a população do Guaíba e chega a atrair 60 mil pessoas em finais de semana

A Orla Moacyr Scliar completa um ano de inauguração neste sábado, 29. Projetado pelo arquiteto Jaime Lerner, o trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias tem 1,3 quilômetro de extensão e conta com ciclovia, mirantes, quadras esportivas, ancoradouro para barcos turísticos, quatro bares e um restaurante panorâmico. É um dos principais pontos de lazer da cidade, chegando a receber 60 mil pessoas num único final de semana. “A nova Orla mudou a forma dos porto-alegrenses se relacionarem com o Guaíba e rapidamente se tornou um ponto de encontro das pessoas, que usufruem a área com conforto, segurança e infraestrutura”, diz o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

A gestão Marchezan, ao assumir a obra, entendeu a importância do projeto para Porto Alegre e operacionalizou com eficiência a realização de editais para concessão dos bares e do restaurante panorâmico que atuam no local, e do edital de adoção do trecho, que foi assumido pela empresa Uber. Além disso, formalizou o Termo de Permissão de Uso da Bilheteria do Atracadouro Turístico Nico Fagundes. A parceria com a iniciativa privada possibilita o aprimoramento dos cuidados com o espaço e os serviços oferecidos.

Desde a inauguração, a nova Orla recebeu também grandes eventos, que levaram a imagem da cidade para o mundo. Em novembro de 2018, o evento Heineken Experience F1 reuniu 70 mil pessoas e transformou a Orla em uma pista de Fórmula 1. Em janeiro de 2019, a Niantic realizou ali o primeiro Safari Zone da América Latina do jogo Pokemon Go e reuniu 30 mil pessoas. A Orla também foi palco para o réveillon 2018/2019, com a presença de 140 mil pessoas. Abrigou corrida e carnaval de rua, regata de aniversário da cidade, pedalada das chaminés, campeonato mundial de futebol amador e apresentação do espetáculo Revolução Farroupilha -  uma História de Sangue e Metal.

Infraestrutura e turismo - Em um ano, houve o fomento do turismo náutico, a Orla foi adotada pela iniciativa privada, foram instaladas 38 câmeras de videomonitoramento e um posto da Guarda Municipal, e quatro bares e um restaurante passaram a operar. “Tive a honra de fazer parte dessa história, acompanhando a obra e reunindo em meu gabinete secretários e técnicos das mais diversas áreas da prefeitura ao longo dos anos de 2017 e 2018, a fim de viabilizar a conclusão da obra, a inauguração da Orla e a melhor fruição desse espaço público nos dias que se sucederiam”, frisa o vice-prefeito Gustavo Paim.

A empresa Uber do Brasil Tecnologia venceu a concorrência para adotar o espaço em agosto do ano passado. O contrato prevê limpeza geral, corte de grama, zeladoria, manutenção do piso e vigilância, com investimento de cerca de R$ 1 milhão por ano. Em fevereiro, a empresa desenvolveu o projeto Orla de Boa e ofereceu aos frequentadores viseiras sustentáveis feitas com material reciclado, recolhido da própria Orla. O projeto incluiu também aulas de ginástica e shows, envolvendo 15 mil pessoas.

Para marcar o primeiro aniversário, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) dá início, neste sábado, a uma ação de educação ambiental com nova abordagem, formatada para o público que frequenta o espaço, chamada Orla Sempre Limpa. A equipe da Unidade de Educação Ambiental (Unea) irá estabelecer diálogo com os usuários, buscando sensibilizar para a responsabilidade de cada um pelo resíduo que produz.

“A ideia é estimular as pessoas a levarem seu lixo consigo. Carregarem sacolinhas para armazená-lo e só descartar em lugar correto”, destaca o secretário Germano Bremm. A Orla conta com 56 lixeiras duplas, com capacidade para 3.360 litros de resíduos, além de dez contentores triplos, com capacidade de até 240 litros cada, instalados de forma complementar pela empresa adotante. A ação da Smams terá a hashtag #orlasemprelimpa e será desenvolvida todos os finais de semana nos próximos dois meses.

Futuro – Cinco empresas e consórcios nacionais e um internacional (Portugal) apresentaram propostas para as obras de revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba no último dia 21. O trecho compreende a área da foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o início do Parque Gigante. O projeto contempla quadras para prática esportiva, vestiários e a maior pista de skate da América Latina certificada pela Confederação Brasileira de Skate e pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Prevê também estacionamento e três estruturas de bares idênticas às já em funcionamento no trecho 1, entre outras melhorias.

O trecho 2 ainda não tem projeto arquitetônico pronto. Por este motivo, a prefeitura firmou parceria com o escritório de negócios das Nações Unidas para estudar a melhor maneira de tornar a área sustentável economicamente. Trata-se de uma extensão mais curta, com espaço para shows.

Aline Czarnobay e Guilherme Sampaio

Rui Felten