Palestra aborda ferramentas do município em geoprocessamento

27/03/2019 19:09

Na semana do aniversário de Porto Alegre, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) está promovendo uma série de atividades. Na tarde desta quarta-feira, 27, cerca de 30 técnicos estiveram reunidos para conhecer as ferramentas que o município disponibiliza em geoprocessamento.

O geoprocessamento é uma técnica de análise de dados e informações que considera a distribuição no espaço geográfico. É um instrumento que pode ser utilizado em pesquisas de todas as áreas e estudos ambientais. Conforme o arquiteto e urbanista Rodrigo Linn,  “o geoprocessamento corporativo municipal tem como objetivos a evolução e o desenvolvimento, por meio da modernização da gestão cadastral, territorial e temática, formando uma infraestrutura unificada, acessível e transparente, que permite ao cidadão estar informado a respeito dos dados territoriais do município, mapas de rua, mobilidade, redes de infraestrutura, entre outros”.

O trabalho foi apresentado pelos instrutores Rodrigo Linn, Kátia Pinheiro e Tiago Salomoni, com ênfase nas ferramentas cartográficas que fazem parte do dia a dia das secretarias, como imagens de satélite, levantamentos topográficos, dados georreferenciados e ortofotos. “A partir da publicação do Decreto 18.315, em 2013, foi instituído o Sistema Cartográfico de Referência de Porto Alegre. O sistema é realizado, implantado e mantido pela Coordenação de Cartografia e Projetos Geométricos da Smams”, explica o engenheiro cartográfico Tiago Salomoni.

Para acessar a Rede de Referência Cadastral de Porto Alegre, clique neste link.

Aline Czarnobay

Gilmar Martins