Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Plano Diretor é detalhado para a Sociedade de Economia

26/09/2019 10:30
Cibele Carneiro/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Visita integra proposta de ampliar diálogo no processo de revisão

Mais uma entidade com cadeira no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) recebeu a visita do secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm, para tratar da revisão do Plano Diretor. No fim da tarde dessa quarta-feira, 25, a equipe do Plano Diretor foi recebida pelo presidente da Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (Socecon-RS), Mark Kuschick. As visitas integram proposta da Smams de ampliar os canais de diálogo no processo de revisão.

Kuschick destacou a participação da juventude e a atenção à sustentabilidade como dois pontos importantes a serem observados no processo de revisão. Para o presidente, as instituições precisam buscar novos formatos de comunicação para mobilizar os jovens a participarem das decisões. A inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) nas diretrizes da revisão chamaram positivamente a atenção do presidente. “Só o ODS 11, que prevê uma cidade inclusiva, segura e sustentável, já é muito importante para Porto Alegre. Precisamos pensar e tratar da questão ambiental no Plano Diretor, como a arborização urbana.”

Bremm explicou que, por meio do Pacto Alegre, estão sendo estudadas formas de engajamento da sociedade. “O senso de coletividade está muito presente na cidade e queremos construir, junto com as universidades, uma forma de colaboração mais ampla e que inclua a juventude e as pessoas que estão conectadas à Internet.” O secretário observou ainda que, a partir da reforma administrativa, a Smams englobou o planejamento urbano, ampliando a conexão com a área ambiental na revisão do Plano Diretor. “Temos uma equipe de técnicos apaixonados pela cidade e que, entre outros produtos, estão elaborando um amplo e inovador plano de arborização urbana que deverá ser contemplando na revisão.”

Para saber mais sobre o processo de revisão do Plan

  

 

Cleber Saydelles

Taís Dimer Dihl