Plantio de árvores e hortaliças dá início à Semana da Primavera

18/09/2019 17:53
Tassiane Costeira/DMLU PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Macedo

Dando início à programação da 29ª Semana da Primavera, foi realizado nesta quarta-feira, 18, o plantio de dez mudas de árvores nativas e hortaliças na Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Macedo (rua Saul Constantino, 100, bairro São José).

A atividade foi desenvolvida pela equipe de educação ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). A atividade incluiu plantação de hortaliças, doadas pela floricultura Winge, através da Associação Riograndense de Floricultura (Aflori), além do plantio de dez mudas de árvores provenientes do Viveiro Municipal, como araçá, pitangueira, jabuticabeira e grumixameira.

A Unidade de Educação Ambiental da Smams disponibilizou placas de identificação para as mudas e conversou com os alunos sobre a importância da arborização. ‘’Atividades como essa são bem diferentes para nós alunos porque recebemos um conhecimento que não tínhamos sobre como funciona uma plantação, de como podemos cultivar e usar o alimento gerado para a escola e também para a nossa comunidade’’, destaca a aluna do sétimo ano, Franciny Barbosa.

Nesta quinta-feira, uma uma composteira deverá ser entregue para que os alunos e funcionários da escola possam dispor os resíduos gerados no refeitório da instituição de ensino. ‘’O espaço instalado possibilitará um local pedagógico para a comunidade escolar conhecer o processo da compostagem, evitando a disposição dos resíduos orgânicos gerados no local, em aterro sanitário’’, ressalta a coordenadora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Patrícia Antunes Russo.

A 29ª Semana da Primavera conta com programação até o dia 29. Confira a programação completa clicando aqui

Aline Czarnobay e Tassiane Costeira

Taís Dimer Dihl