Meio Ambiente e Sustentabilidade

Praça da zona Sul recebe plantio de 34 árvores

15/03/2019 19:10

A praça Pedro Vergara recebeu 34 novas mudas de árvores nesta sexta-feira, 15. A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) na área verde localizada na rua Homero Só Jobim, bairro Campo Novo, na zona Sul da Capital.

A ação integra projeto de recuperação da área, ambientalmente degradada, onde ocorreram supressões indevidas. O plantio de mudas é a técnica mais eficaz de promover a recuperação. “O plano tem a finalidade de recuperar a cobertura vegetal, para garantir a proteção do solo contra processos erosivos e o assoreamento de cursos d´água, reduzir a poluição atmosférica, regular a temperatura do ambiente, além de servir como refúgio e abrigo à fauna, dentre outros tantos benefícios”, destaca o secretário da Smams, Maurício Fernandes.

As mudas, nativas de Porto Alegre, provêm do Viveiro Municipal e são de espécies como coronilha, branquilho,  guajuvira, timbaúva e cambará , categoria vulnerável em extinção.

A ação foi coordenada pela Unidade de Educação Ambiental e pela Equipe de Planejamento e Implantação da Arborização Urbana e contou com apoio operacional da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Aline Czarnobay

Gilmar Martins