Praça na zona Sul recebe mais de 1500 árvores

12/12/2018 11:55

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) finaliza nesta semana o plantio de novas 1.155 mudas nativas na área da praça Jornalista Orlando Loureiro, na zona Sul. A atividade visa à recuperação vegetal da área degradada junto ao afluente do Arroio do Salso, em Área de Preservação Permanente (APP) e atende a termo de compromisso referente à compensação vegetal. “A recuperação da vegetação ciliar é importante para a estabilização das margens, mantendo a quantidade e a qualidade das águas e auxiliando na proteção da fauna local”, destaca o secretário da Smams, Maurício Fernandes.

Em agosto do ano passado, outras 429 mudas foram plantadas na praça, totalizando 1584 árvores. “A equipe técnica trabalhou a escolha das espécies de forma a valorizar frutíferas nativas de Porto Alegre, úteis à alimentação da fauna, e formar um corredor ecológico entre os morros e áreas úmidas próximas ao arroio daquela região”, informa o secretário.

As mudas das espécies aroeira-periquita, aroeira-vermelha, jerivá, cocão, corticeira-do-banhado, ingá-feijão, ingá-banana, chá-de-bugre, açoita-cavalo, guabiroba, pitangueira, capororoca, chal-chal, vassoura-vermelha, grandiúva, angico-vermelho e camboatá-vermelho estão identificadas por meio de colocação de plaquetas.

Aline Czarnobay

Denise Righi